Escolas municipais e CMEI são premiados no Londrina Matsuri
Projetos sobre meio ambiente e sustentabilidade foram apresentados durante os quatro dias do tradicional festival
As escolas municipais Carlos da Costa Branco e Joaquim Vicente de Castro, além do e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Anita Correia, tiveram seus trabalhos sobre preservação ambiental premiados no Festival Londrina Matsuri. O 6º Concurso Meio Ambiente – Melhores Práticas aconteceu durante a 13ª edição do Festival, realizado entre os dias 4 a 7 de setembro. Também foi contemplado com o prêmio “Escola destaque” o projeto da Escola Municipal Elias Kauam.
O projeto “Sustentabilidade – Joaquim por um futuro melhor”, da Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro, foi premiado em primeiro lugar. O trabalho contou com a participação de pais e alunos, e utilizou materiais recicláveis. Em segundo lugar, ficou o trabalho da escola Carlos da Costa Branco, “Rumo ao lixo Zero”, que apresentou alternativas para o descarte correto dos resíduos, especialmente a compostagem. A terceira colocação ficou para o CMEI Anita Correia, com o projeto “Papel Machê: Um proposta de preservação, arte e sustentabilidade”, que expôs brinquedos e materiais pedagógicos confeccionados com papel machê.
Para a professora do Apoio Pedagógico de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, Cristina da Silva Borba, a participação das escolas municipais e CMEIs é uma forma importante de apresentar à comunidade os projetos realizados nas escolas. “Esses trabalhos são desenvolvidos durante o ano letivo, e visam minimizar os impactos no meio ambiente, preservar e promover a sustentabilidade”, afirmou.
O troféu Escola Destaque foi entregue para a Escola Municipal Elias Kauam. O projeto, intitulado “Minha Escola Saudável”, tem por objetivo reduzir o desperdício de alimentos gerados na escola.
A avaliação dos trabalhos expostos foi feita por representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Londrina; e do Grupo Sansey, organizador do Londrina Matsuri. Os três primeiros colocados no concurso receberam troféus e caixas amplificadas multiuso. Todas as seis escolas e CMEIS inscritas ganharam relógios e certificados de participação.
Fotos: divulgação