Cidadão

Quinta edição do Rolé Encontro de Palhaçarias terá ampla programação gratuita

Festival reúne espetáculos, oficinas e ações culturais em diferentes pontos da cidade, incluindo os distritos, entre os dias 17 e 25 de maio

De 17 a 25 de maio, Londrina será palco da 5ª edição do Rolé Encontro de Palhaçarias, um festival dedicado às artes circenses e à cultura popular. A programação inclui espetáculos, oficinas e intercâmbio cultural, com atividades gratuitas e abertas ao público. O festival é realizado pela Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (ASPA) com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Divulgação

A abertura do festival será no sábado (17), às 17h, com o espetáculo “La Trattoria”, da Cia Los Círculos. A apresentação será realizada na Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155), local que, nos demais dias de festival, receberá espetáculos ao ar livre, em frente à vila cultural. A rua estará fechada para o trânsito e contará com barracas de alimentação. A maioria das apresentações terá intérprete de LIBRAS e audiodescrição.

Em seguida, logo após o espetáculo de abertura, às 19h, começa o Parabólica Show com os artistas do Circo Travessia, também na Vila Triolé.

De acordo com o organizador do festival e presidente da ASPA, Alexandre Simioni, a proposta do evento é fortalecer o encontro entre os artistas locais e promover a troca com artistas nacionais e internacionais. “Esse é um momento em que conseguimos nos reunir e fazer trocas. Além disso, recebemos artistas de fora, que mostram seus trabalhos, conhecem os nossos e trocam experiências. É também um encontro dos artistas com o público”, afirmou.

Além dos espetáculos, essa edição do Rolé traz oficinas formativas para artistas e interessados acima de 16 anos. Ao todo, serão realizadas três oficinas na Vila Triolé, sempre das 19h às 22h. As atividades ofertadas são: Mímica Moderna, com Elisa Carneiro, no dia 19 de maio; Criação de Portfólio para Artistas, com Lelê Marins, no dia 20 de maio; Risco Cômico, com Cami Basterra, no dia 23 de maio.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do formulário on-line. É possível se inscrever em mais de uma oficina, e cada atividade terá 15 vagas, sendo 50% delas destinadas a pessoas negras, indígenas e pessoas com deficiência (PCD).

Divulgação

O Rolé também levará a palhaçaria às escolas municipais dos distritos rurais de Londrina. As apresentações acontecerão no período da manhã, com os espetáculos Parabólica Show, Cabarézin da Nega, Yo Soy Américo (da argentina Cami Basterra) e Jerônimo Show, que serão exibidos nas Escolas Municipais Edmundo Odebrecht (Warta), Francisco Aquino Toledo (São Luiz), John Kennedy (Guaravera) e Professora Corina Mantovan Okano (Maravilha).

“A gente sabe da importância e também da dificuldade que é fazer projetos de arte chegarem aos distritos rurais. Por isso, reforçamos nosso compromisso de levar a arte a esses lugares mais distantes, principalmente às escolas, onde é essencial promover esse contato com a cultura e com grupos formadores”, destacou Simioni.

Ao todo, a programação completa inclui cerca de 20 ações, todas disponíveis no site da ASPA. O Rolé 2025 também conta com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da Vila Triolé, Unimed Londrina e LDN Grill.

Texto: Gabriela Hirata, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos