Cidadão

UBS Padovani/Vista Bela realiza ação de conscientização sobre o abuso infantil

Iniciativa será neste sábado (24) de manhã e contará com a oferta de serviços de saúde mais atividades lúdicas e culturais

Com o objetivo de promover um momento de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Padovani/Vista Bela realiza uma atividade especial neste sábado (24), das 9h às 13h. As ações serão concentradas no estacionamento da UBS, que fica na Rua André Buck, 585.

Na ocasião, serão oferecidos serviços como a multivacinação e a pesagem do Bolsa Família, que requer que os pais ou responsáveis compareçam munidos da carteirinha de vacinação e documentos das crianças.

Outra atividade será a contação de histórias de três livros infantis que abordam o tema do abuso de forma leve e lúdica: Meu corpo, meu corpinho!, de Roseli Mendonça, Não me toca, seu boboca!, de Andrea Taubman, e Pipo e Fifi, de Caroline Arcari. As contações serão feitas pela enfermeira residente Thayla Krik, pelo psicólogo residente David Paio e pela assistente social residente Isabela Spagolla.

Também serão exibidos três curtas de animação selecionados pelo cineclube Cine Cequinha, incluindo o musical Antes D’eu, era nós, uma produção de artistas londrinenses realizada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Haverá, ainda, a distribuição de pipoca e a presença de jogos de tabuleiro, cama elástica e brincadeiras levadas pela Ludoteca da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As atividades são organizadas pelos integrantes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UEL, em parceria com a Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cine Cequinha, Conexões Londrina, AgPopSUS e Ludoteca da UEL.

A coordenadora da UBS Padovani/Vista Bela, Camila Santos Silva Faggião, explicou que a Residência Multiprofissional em Saúde da Família possui um calendário de ações que são realizadas todos os meses na unidade.

“O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é em 18 de maio. Portanto, escolhemos esse tema como o foco da nossa ação deste mês devido à urgência de conversar sobre esse assunto com nossas crianças e adolescentes. A ideia é que seja uma abordagem leve devido à delicadeza do tema e aos possíveis gatilhos emocionais que possam ser gerados caso haja vítimas de abuso sexual entre nossas crianças e adolescentes. Por isso, também teremos disponível uma equipe qualificada para acolhê-los caso aconteçam relatos espontâneos”, afirmou Faggião.

Ela acrescentou que foram enviados convites aos pais e responsáveis da comunidade para que levem as crianças até a UBS na ocasião. “Cuidar das nossas crianças e adolescentes é imprescindível para a construção de uma vida adulta saudável; toda criança e adolescente merece e precisa ser protegido por toda a sociedade. O conhecimento liberta e empodera, e uma das nossas funções enquanto serviço de saúde é ofertar o acesso à informação e educação em saúde de qualidade”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos