Grita Cia de Palhaças promove oficinas gratuitas para mulheres em junho
Projeto “Sensibilização do Riso - Vivência para Mulheres” realizará ações com abordagem feminista e lúdica na Vila Triolé
A Grita Cia de Palhaças, grupo de palhaças que atua em Londrina, realiza no mês de junho o projeto “Sensibilização do Riso – Vivência para Mulheres”. Na programação, uma série de oficinas que utilizam técnicas da palhaçaria para promover o autoconhecimento, fortalecimento da autoestima e empoderamento feminino através do riso genuíno e autêntico.

As vivências ocorrerão em datas distintas. No dia 7 de junho, das 14h às 18h, será realizada a oficina para mulheres na Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155, Vila Industrial), sendo esta a única sessão aberta ao público geral. No dia seguinte, 8 de junho, também na Vila Triolé e no mesmo horário, acontecerá uma vivência específica para mulheres surdas. Cada turma terá capacidade para até 20 participantes, e as atividades são totalmente gratuitas.
A iniciativa também inclui ações direcionadas para mulheres em situação de carceragem, e jovens estudantes, com o objetivo de garantir que mulheres em diferentes situações de acesso consigam participar desta experiência.
O projeto
A “Sensibilização do Riso – Vivência para Mulheres” é uma iniciativa pioneira que parte da premissa de que o riso da mulher é revolucionário. Quando uma mulher ri genuinamente, ela se fortalece, melhora sua autoestima e se conecta consigo mesma de forma diferente, lúdica e transformadora.

“As vivências propõem um encontro de mulheres com o objetivo de brincar, observar o próprio corpo e desenvolver a capacidade de rir de si mesma, utilizando elementos do universo da palhaçaria. A palhaça é compreendida como a exacerbação do ser humano, capaz de provocar novos olhares sobre aspectos cotidianos”, revela Juliana Galante, palhaça da Cia Grita.
Segundo ela, a palhaçaria explora a forma autêntica pela qual cada corpo se move quando provocado. “Através de como cada pessoa se expressa, é possível revelar também como a comicidade de cada um vem à tona, em um universo onde não existe certo ou errado, mas sim formas, texturas, cores e sensações.”
O projeto “Sensibilização do Riso – Vivência para Mulheres” é realizado com recursos do Governo Federal repassados pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Londrina.
Facilitadoras
As oficinas são conduzidas por Juliana Galante, Aneliza Paiva e Mariana Corte, integrantes da Grita Cia de Palhaças. O evento contará com a mediação da psicóloga Virgínia Bernardino.
Sobre a Grita Cia de Palhaças
A Grita Cia de Palhaças nasceu do encontro entre Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari, unindo suas pesquisas em palhaçaria feita por mulheres. O grupo desenvolve trabalhos que sugerem reflexões feministas e políticas de forma subjetiva, abordando temas como liberdade, enfrentamento ao patriarcado, cuidado com a saúde mental infantil, ecofeminismo e empoderamento feminino.
O primeiro trabalho do grupo começou em 2017, com o número “As Multidançarinas”. Em 2019, se constituíram oficialmente como Grita Cia. de Palhaças e estrearam o espetáculo “Meta For Mosa”, com direção de Adelvane Néia. Em 2023, “As Multidançarinas” foi reestreado como espetáculo. Além das montagens coletivas, as artistas também desenvolvem solos, contações de histórias e cursos.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas através dos seguintes links:
Evento aberto a todas as mulheres (7 de junho): https://forms.gle/Fqg6HotDLRR1E94w9
Evento exclusivo para mulheres surdas (8 de junho): https://forms.gle/fiSDgN2ZEoj8Whqf6
Texto: Assessoria do projeto Sensibilização do Riso – Vivência para Mulheres – Emília Miyazaki.




