Cidadão

Conselho prepara Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres em Londrina

Qualquer pessoa poderá participar do evento, em 23 de junho; fase municipal integra o raio de ações das conferências Estadual e Nacional deste segmento

Com abordagens a partir do tema “As mulheres, os territórios e as cidades”, a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres 2025 será realizada em Londrina no dia 23 de junho. O evento terá programação das 12h às 18h no auditório da sede da Prefeitura de Londrina (avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar). A iniciativa é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM).

Entre os principais objetivos da Conferência deste ano estão a aprovação de propostas temáticas que serão encaminhadas para apreciação da fase plenária da etapa estadual.

imagem: Divulgação

Na ocasião, também serão eleitos os delegados titulares e suplentes que representarão o poder público municipal e a sociedade civil de Londrina na V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Paraná, que irá ocorrer nos dias 5, 6 e 7 de agosto deste ano, em Foz do Iguaçu.

Para a deliberação referente às propostas municipais em foco, o texto-base será o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres 2023-2026. Em vigor, tal instrumento norteia as ações deste segmento, tendo sido amplamente debatido com a sociedade.

Cerca de 80 vagas serão disponibilizadas para qualquer cidadã e cidadão interessados em debater as políticas voltadas às mulheres em Londrina. A inscrição será feita no dia e local do evento, durante o momento de credenciamento que antecede as atividades oficiais.

A Conferência Municipal de 2025, em Londrina, cumpre a sequência das etapas Estadual e Nacional, que estão interligadas de forma sucessiva. E, em 2026, a cidade também terá a edição regular da Conferência Municipal já programada, quando serão eleitos os membros do Conselho que integrarão a gestão para os quatro anos seguintes, e também sendo iniciada a elaboração do novo Plano Municipal.

A presidente do CMDM, Sueli Galhardi, contextualizou sobre a realização desta etapa municipal. “Essa edição de agora da Conferência, em 2025, é uma etapa que foi chamada em nível nacional, para que sejam ouvidas as mulheres em suas diversidades, peculiaridades, territórios e segmentos. Essa diversidade abrange mulheres negras, trans, indígenas, quilombolas, do campo, entre tantas outras trabalhadoras. Nessa etapa, vamos então aprovar em plenária cinco propostas prioritárias que queremos encaminhar para o Estado, para que este contemple dentro de suas propostas ações para os 399 municípios paranaenses”, informou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos