Prefeitura lança projeto Conexão Escola-Trabalho para famílias londrinenses
Iniciativa vai levar, semanalmente, às famílias da rede municipal de ensino oportunidades de trabalho e qualificação direto pelo WhatsApp
No final do mês do Trabalhador, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) e Secretaria Municipal de Educação (SME), lança o projeto Conexão Escola-Trabalho, que vai levar, semanalmente, para as famílias da rede municipal de ensino, direto no WhatsApp, oportunidades de emprego e de qualificação. As atividades do Conexão Escola-Trabalho começam a partir da primeira semana de junho.
O projeto vai aproveitar a ramificação e a conexão que as escolas e instituições de ensino da rede municipal têm com os pais e familiares dos alunos para apresentar chances de inclusão ao emprego, transição de carreira e aperfeiçoamento profissional. Essas informações passarão a fazer parte dos comunicados que os responsáveis por cada aluno recebem, além das condutas de rotina escolar e avisos que já fazem parte do informativo da SME, enviado pelo canal do WhatsApp.
A SMTER fará, todas as semanas, destaques dentro das vagas oferecidas e a curadoria dos cursos de qualificação que estiverem recebendo inscrições e eventos de empregabilidade. Essas informações serão enviadas à SME que, de forma coordenada, repassará aos responsáveis pelos informativos e eles acionarão a cadeia de contatos até que isso chegue direto para as famílias.
Cerca de 400 oportunidades estão disponíveis, todos os dias, pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), que, em Londrina, é administrado pela SMTER. Além das oportunidades, serão produzidos materiais informativos e manuais sobre como acessar os serviços da SMTER direto pela internet no mesmo celular que receberão a informação e também orientações sobre como receber o atendimento presencial, para aqueles que quiserem ir até a Secretaria do Trabalho.
Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Cesar Makiolke, a iniciativa terá um grande impacto. “Nossa Secretaria de Educação presta um serviço de excelência e tem um contato quase que diário com os pais. Poder contar com essa rede para apresentar à população todas as oportunidades que a Secretaria do Trabalho oferece fará com que nossos serviços alcancem a cidade inteira e que os londrinenses não deixem de conhecer todas as chances que oferecemos, aproximando cada pai e cada mãe das oportunidades da nossa cidade”, explicou.
“Hoje, todos acessam seu WhatsApp quase que em tempo real e utilizar essa ferramenta para apresentar condições de melhoria de vida é um grande diferencial. Nós damos publicidade a tudo que é feito, no nosso site, nos nossos perfis de rede social, mas entregar isso direto no celular das 48 mil famílias que são atendidas pela nossa rede municipal de ensino é algo totalmente inovador e que vai reverberar, inclusive, nos vizinhos e amigos desses responsáveis pelos alunos, que, além de receber a informação, poderão passar isso para frente, criando uma grande corrente de inclusão ao emprego”, afirmou Makiolke.
A secretária municipal de Educação, Vânia Freitas, destacou mais uma ação integrada da gestão Tiago Amaral. “Essa parceria é um benefício que vai atender milhares de londrinenses. Temos 48 mil alunos e estamos falando de levar a oportunidades para todos o entorno dessas crianças, não só para os responsáveis. Muitas vezes, as famílias não têm acesso à informação e, com o nosso projeto, através das escolas eles terão mais oportunidades de emprego e renda. Projetos como esse, demonstram mais uma vez que uma gestão multidisciplinar e com foco em resultados, como tem sido desde o início, tem um potencial enorme de sucesso”, afirmou a secretária.




