Cidadão

Biblioteca Central sedia mostra “150 Anos da Imigração Italiana no Brasil”

A quarta edição da mostra ficará aberta para visitação até o dia 27 de junho, de segunda à sexta, das 7h30 às 18h

Em homenagem à imigração italiana, a Biblioteca Pública Municipal de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413), lançou nessa terça-feira (3), às 16h, a 4ª mostra “150 Anos da Imigração Italiana no Brasil”. A exposição ficará aberta ao público até o dia 27 de junho, com entrada gratuita, e os interessados poderão visitá-la de segunda à sexta, das 7h30 às 18h.

Foto: Divulgação/ I Bravissimi

Para visita de grupos maiores, o agendamento pode ser feito por meio do telefone da Biblioteca (43) 3371-6500 ou do e-mail biblioteca@londrina.pr.gov.br.

A mostra é uma realização da I Bravissimi e do Museu Histórico de Londrina, em parceria com a Prefeitura de Londrina, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Escola Ítalo e Associação dos Amigos do Museu.

Segundo a organização da mostra, a escolha da biblioteca para sediar essa edição se deu por conta da boa localização, viabilizando que todos possam conferir.

A coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão da Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Tatiane Batista dos Santos, falou sobre a importância da exposição. “É uma honra receber essa exposição que conta um pouco das histórias dessas famílias e possibilita que outras pessoas, principalmente as novas gerações, conheçam essa história também”, citou.

Foto: Divulgação/ I Bravissimi

Com obras da artista Nice Favoreto, a exposição busca homenagear a memória italiana por meio de fotografias, objetos e documentos de acervos, totalizando aproximadamente 40 artefatos.

A artista Nice Favoreto explicou sobre a utilização de material oriundo de demolições para a produção de suas obras. “O material vem direto de fazendas, casas de colonos e algumas casas antigas de Londrina, adquiridos de uma pessoa que faz a demolição e comercialização dessas madeiras que trazem em si a história da colonização. Por isso, são tão significativas e especiais para o desenvolvimento da minha arte”, declarou.

Além das obras de Favoreto, a exposição conta com um acervo de registros de cerca de 100 famílias italianas que residem em Londrina.

A exposição é itinerante; anteriormente, seu acervo foi exposto no Sesc Cadeião, na sede da Prefeitura de Londrina e no Shopping Boulevard. A organização busca trazer novidades a cada edição e, para essa 4ª mostra, será o lançamento do projeto Album di Famiglia.

O projeto visa a elaboração de álbuns com fotografias, documentos e relatos de imigrantes italianos e suas famílias. Os álbuns podem ser produzidos em três tamanhos diferentes, e o pedido deve ser realizado pelo WhatsApp da I Bravissimi, número (43) 99957-7031.

Texto: Yasmin Virgílio, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos