Região Leste recebe nova edição do “Orgulho do Meu Bairro” neste sábado (7)
Evento terá presença de todas as secretarias municipais, para atendimentos e serviços, além de atrações culturais e feira gastronômica

O Campo de Futebol do Conjunto Lindóia será palco, neste sábado (7), da segunda edição do Programa “Orgulho do Meu Bairro”, realizado pela Prefeitura de Londrina. A partir das 14h, toda comunidade da região leste está convidada a prestigiar atrações culturais, apresentações musicais, feira gastronômica e de artesanato. As secretarias e órgãos municipais também vão marcar presença com diversos serviços, aproximando o Município do cidadão. Todas essas atividades estarão concentradas na rua Centenário do Sul, bem ao lado da Paróquia Cristo Bom Pastor.

Os preparativos para o evento já tiveram início há algumas semanas, com atuação das equipes operacionais da Prefeitura em vias e áreas públicas do Lindóia, Mister Thomas, Santa Isabel, Vila Romana e bairros adjacentes. Entre os serviços executados, estão melhorias na iluminação pública, limpeza viária e de bueiros, recuperação asfáltica, sinalização viária, poda, capina e roçagem, substituição de alambrados, pintura. Esses trabalhos foram realizados pelas secretarias municipais de Obras e Pavimentação (SMOP), do Ambiente (SEMA), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Londrina Iluminação (LI).
No sábado (7), os estandes iniciam os atendimentos ao público às 14h. Uma solenidade de abertura está programada para às 16h, com presença do prefeito Tiago Amaral e do secretariado municipal. Na sequência, sobem ao palco as atrações culturais, com diferentes estilos musicais para todas as idades aproveitarem até às 22h, junto com uma feira gastronômica diversificada.
Esta será a segunda edição do Orgulho do Meu Bairro, lançado em abril no Conjunto Luiz de Sá, na zona norte da cidade. O secretário municipal de Governo, Rodrigo Souza, explicou que para o evento da região leste, a organização do evento optou por unificar todas as atrações e serviços da Prefeitura em um único local. “Na primeira edição, os serviços da Prefeitura ficaram dentro da escola municipal, que fica em frente à praça onde ocorreram os eventos artísticos e culturais. Isso acabou separando os públicos e muita gente que foi para os eventos culturais poderia ter acessado o serviço da Prefeitura, mas acabavam não indo, e vice-versa. Nessa segunda edição, nós corrigimos isso e tanto os serviços da Prefeitura quanto os eventos artísticos e culturais vão acontecer no mesmo espaço, o campo de futebol do Lindóia. Outro diferencial é o fato de que a gente está fazendo uma segunda edição, então aprendemos algumas coisas, os detalhes da organização, a forma como a gente monta a programação artística e cultural. Creio que essa experiência acumulada vai trazer opções ainda melhores para quem for participar e aproveitar dessa tarde e noite de sábado (7)”, avaliou.

Entre os serviços públicos presentes no evento, a Ouvidoria-Geral do Município e a Secretaria Municipal de Educação (SME) levarão equipes para atendimentos presenciais, assim como a Secretaria Municipal da Fazenda, que fará renegociação de dívidas, abertura de protocolos e orientações. Pela Sema, haverá doação de mudas oriundas do Viveiro Municipal, mediante a realização de um cadastro.
A SMOP fará atendimento para abertura de processos e solicitações de serviços, como substituição de tampa de boca de lobo, manutenção de vias não pavimentadas, tapa buracos e recape, entre outros. O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) vai distribuir materiais educativos e prestar orientações ao público, assim como a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), que fará novos cadastros, atualização e orientação sobre programas habitacionais.

A Feira da Mulher Empreendedora, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), terá comércio de diversos produtos, como itens de decoração, bijuterias, guardanapos e outros. E a SMPM vai distribuir materiais sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar, com orientações sobre os serviços da rede municipal.
Empreendimentos do Programa Municipal de Economia Solidária também vão comercializar peças de artesanato, enquanto a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realiza inclusão e atualização de dados do Cadastro Único (CadÚnico), divulgação de serviços e programas ofertados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal de Londrina também participa do evento deste sábado (7), com uma apresentação dos animais e interação com a comunidade. Os agentes da GM farão, ainda, a distribuição de panfletos para conscientização contra o bullying, violência doméstica e familiar.

Pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), haverá encaminhamento para vagas de trabalho, orientação sobre a Carteira de Trabalho digital e Seguro-Desemprego. Quem já é ou precisa se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) poderá contar com a equipe da Sala do Empreendedor e agentes de microcrédito para orientações e atendimentos.
Servidores da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) estarão disponíveis para quem precisa negociar dívidas, inclusive a Taxa de Manutenção dos Cemitérios, e também para orientações e tirar dúvidas sobre informações cemiteriais.
Pessoas de todas as idades, e principalmente as crianças, vão poder se divertir com a equipe de recreação da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Brincadeiras como perna de pau, xadrez gigante, amarelinha e mini basquete ficarão disponíveis durante todo o evento.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará aplicação da vacina contra gripe, para todas as pessoas com idade a partir dos 6 meses. Também vai ofertar a testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão e glicemia. Uma exposição da Coordenação de Endemias irá orientar a comunidade sobre a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes, e prevenção de acidentes por animais peçonhentos. Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) estará equipada para ensinar sobre primeiros socorros em caso de engasgos e outras emergências.

Da CMTU, a Diretoria de Educação no Trânsito preparou várias atrações interativas para as crianças e adolescentes aprenderem sobre o tema. Uma delas é o “minifusca”, um protótipo conversível equipado com câmbio de quatro marchas, incluindo a ré, retrovisores, acelerador, freio, cinto de segurança, faróis e setas. Outras atividades incluem a Trilha do Caminho Seguro e jogos educativos.
Também haverá emissão da credencial para estacionamento de idosos em vaga preferencial, mediante apresentação de documentos pessoais e de residência. É preciso ter 60 anos de idade ou mais para ter direito à credencial.

Programação Cultural – No palco do “Orgulho do Meu Bairro”, sábado (7), a agenda cultural tem música para todos os gostos. A primeira atração confirmada é o grupo Glorifika Samba, que une a música gospel com o ritmo do samba. Na sequência, entra o Coro Voz Viva, projeto gratuito que oferece aulas de canto e é executado pela Corre Cultura com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
A partir das 19h30, o projeto SoundKombiEletrobatukeDance traz um mix de ritmos para ninguém ficar parado. A cabine será comandada por Mr. Rei e DJ Fran, fechando as atrações musicais.
E 13 integrantes da Feira Gastronômica de Londrina confirmaram presença no grande evento deste sábado (7). As barracas e food trucks vão comercializar desde quitutes e petiscos como espetinhos, batata frita, quentão, churros, pasteis e crepes, a lanches gourmet, yakisoba, pamonhas doces e salgadas, entre várias outras opções, além das bebidas. Quem não quiser comer no local, também terá produtos para levar para casa e degustar depois, como pães caseiros, bolos, jantinhas e outros.
Vão participar dessa edição da Feira Gastronômica os food trucks Croc & Co, KS Espetos, Huuul, Japa Burguer, Perua Maltada, Sabores dos Vô, Kenko Food; as barracas Rycka’s Lanches, do Seu Luiz, NL Caseiros e Seu Lorival. A diversão dos pequenos também está garantida, já que a Toy Candy vai levar cama elástica, algodão doce e pipoca.
Com essa ampla programação, a expectativa para essa edição do “Orgulho no Meu Bairro” está a melhor possível, contou o secretário municipal de Governo. “Tivemos mais tempo para nos organizarmos, temos o aprendizado da primeira edição e temos essa junção de serviço da Prefeitura com os eventos culturais e artísticos. Então a gente acredita que vai ter um público bem maior ali no campo de futebol do Lindóia. E convido toda a população, não só do Lindóia, mas do Mister Thomas, do Eucalipto, da Vila Romana, Santa Isabel e outros ali daquela região, a participarem. É um evento para a família, vai ter muita diversão para a garotada, shows, comes e bebes. Aproveite para resolver aquele problema, aquela questão que porventura tenha com a Prefeitura, pois estaremos todos lá, com todos os serviços da Prefeitura à disposição da população”, completou.