Procon-LD informa direitos e deveres dos consumidores durante greve dos bancários
Paralisação está prevista para começar nesta terça (6); no período, bancos e instituições financeiras serão fiscalizados
Diante da aprovação dos sindicatos para iniciar, nesta terça-feira (6), a greve dos bancários por tempo indeterminado, o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) informa que vai realizar constante fiscalização durante o período. As atividades têm por objetivo verificar se bancos e instituições financeiras estão cumprindo as normas previstas em lei.
Segundo o coordenador executivo do Procon-LD, Rodrigo Brum Silva, o direito de greve é constitucional, porém a compensação bancária e o processamento destes dados são considerados serviços essenciais e, portanto, de paralisação ou interrupção proibida. “Além dessas questões, o Procon também vai fiscalizar o funcionamento de caixas eletrônicos e caixas 24 horas nas agências. Vamos checar se oferecem a segurança devida, o abastecimento constante de cédulas e materiais, como envelopes, e também o devido auxílio aos idosos, gestantes, e portadores de necessidades especiais”, afirmou.
Para evitar prejuízos com débitos vencidos, o Procon-LD sugere aos consumidores que adotem algumas medidas. A primeira delas é verificar se a operação bancária pode ser realizada através do site bancário (bankline), caso o consumidor tenha acesso ao sistema. Não sendo possível pela internet, deve-se verificar se a operação bancária pode ser realizada nos caixas eletrônicos, cujo funcionamento deve continuar normalmente.
O consumidor também pode tentar realizar o pagamento nos serviços conveniados ou correspondentes bancários, como lotéricas, supermercados, farmácias, e agências dos Correios. Caso não seja possível a utilização de nenhuma das hipóteses anteriores, a recomendação do Procon-LD é entrar em contato diretamente com o credor do débito, solicitando uma forma alternativa de pagamento ou a prorrogação do vencimento. “É muito importante que o consumidor guarde registro de todas as tentativas realizadas, seja através de ligação, contato no site, email, chat, ou outras formas, para comprovar que tentou realizar o pagamento ou prorrogar o prazo, e que não lhe foram proporcionados os meios necessários”, informou Silva.
Mesmo adotando as medidas citadas, caso o consumidor sofra algum tipo de prejuízo devido à paralisação, pode registrar no Procon-LD sua reclamação ou denúncia. É importante comparecer no órgão com a prova de que tentou realizar o pagamento e não conseguiu. A sede do Procon-LD fica na rua Mato Grosso, 299, centro. O horário de atendimento é das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. No atendimento pessoal, as senhas são distribuídas somente até 14 horas. O telefone para informações é 151.