Eleitos os novos conselheiros tutelares
Quase oito mil eleitores compareceram nos pontos de votação; os 25 candidatos selecionados tomam posse em janeiro
A Prefeitura de Londrina divulgou nesta segunda-feira (5) o resultado da eleição para conselheiros tutelares, gestão 2016-2020. Quarenta candidatos disputaram 25 vagas, que serão distribuídas em cinco conselhos da cidade. A listagem está disponível no site http://goo.gl/N1KQQV. A eleição ocorreu neste domingo (4), em escolas municipais da área urbana e rural, além do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi.
O processo para seleção dos novos conselheiros foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e Recursos Humanos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizou urnas eletrônicas para a eleição, e o Ministério Público realizou fiscalização e orientação em todas as etapas.
Segundo a presidente do CMDCA, Nanci Skau Kemmer de Moraes, compareceram 7.956 eleitores, sendo 43 votos nulos, 10 votos em branco, e um total de 7.903 votos válidos. “Considero a participação da comunidade nessa fase do processo como positiva, pois, mesmo diante da mudança de alguns locais tradicionais de votação, e por ser um voto não obrigatório, o número de eleitores presentes atendeu as nossas expectativas”, informou.
A votação ocorreu das 8 às 17 horas, e foram denunciados poucos casos de boca de urna. Em todos os pontos de votação, estava presente pelo menos um guarda municipal. A apuração dos votos teve início às 17 horas, e foi concluída por volta das 21 horas no saguão da Prefeitura. “A equipe de organização contou com mais de 200 servidores trabalhando. Foram vários órgãos municipais atuando em conjunto, montando uma estrutura para que tudo corresse de forma tranquila e transparente”, explicou a presidente do CMDCA.
A posse dos novos conselheiros está prevista para o dia 10 de janeiro de 2016. Neste período, será verificado pelo comitê organizador se não há nenhum impedimento para a posse dos 25 mais votados. “Na primeira semana após a posse, os novos conselheiros vão participar de curso de capacitação sobre temas ligados ao cargo, como as redes de serviço, legislação, funcionamento do equipamento público, e outros”, explicou Nanci.
Pela primeira vez, a eleição dos conselheiros tutelares foi realizada de forma unificada em todo país.
Foto: Vivian Honorato
mais fotos em: http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1751&Itemid=1081