Cidadão

Exposição “Luzes da Casa Comum” promove consciência ambiental no saguão da Prefeitura

Mostra reúne obras produzidas por crianças e adolescentes atendidos pela Epesmel e permanece na entrada do Paço Municipal até esta terça-feira (10)

A exposição artística “Luzes da Casa Comum” está disponível para visitação no saguão de entrada da sede da Prefeitura de Londrina. A mostra permanecerá no piso térreo da sede administrativa até esta terça-feira (10), sendo exposta novamente em julho, durante a Conferência Municipal da Assistência Social. As pinturas, produzidas pela Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), celebram o Dia do Meio Ambiente, comemorado na última quinta-feira (5).

Foto: Emerson Dias/NCom

As obras foram criadas coletivamente, entre abril e maio, pelos educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Epesmel, programa desenvolvido pela Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). As atividades tiveram a coordenação da arte-educadora Josiane Comazi, que propôs a ação, e envolveram turmas de crianças e adolescentes, com idades entre 12 e 15 anos.

Por meio da arte, os educandos expressaram a responsabilidade de cuidar e proteger o meio ambiente para as futuras gerações. “As crianças e adolescentes expressaram suas compreensões e sentimentos por meio da pintura, da linguagem simbólica e da criação artística. Cada etapa foi acompanhada de perto, respeitando os tempos, os ritmos e as subjetividades de cada participante, promovendo um espaço de acolhimento, escuta ativa e valorização das ideias”, explicou Comazi.

Foto: Emerson Dias/NCom

Segundo a arte-educadora, as atividades promovem momentos únicos para os participantes. “As práticas artísticas e culturais desenvolvidas no SCFV desempenham um papel essencial na formação integral dos educandos. Elas promovem o desenvolvimento da autoestima, da autonomia, da criatividade e da capacidade de trabalhar em grupo. Além disso, são momentos em que os participantes se sentem protagonistas de sua própria história, percebendo-se capazes de criar, transformar e comunicar suas ideias ao mundo”, disse.

De acordo com a gerente de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes da SMAS, Adriana Barroso, parcerias como essa são fundamentais. “A parceria da Prefeitura com a Epesmel e com outras Organizações da Sociedade Civil que executam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é fundamental para a proteção e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes do município. Exposições como esta incentivam a participação das crianças e adolescentes nos espaços educativos, valorizam suas potencialidades e dão visibilidade ao importante trabalho destas instituições no município”, frisou.

Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos