Cocine e Casa da Vila realizam exibições de curtas-metragens nacionais no domingo (15)
Evento faz parte da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos e acontece na sede da Vila Cultura Casa da Vila, com entrada gratuita
Em parceria com o Coletivo de Cinema Negro (Cocine), a Vila Cultural Casa da Vila (Rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil) promove mais uma sessão da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos neste domingo (15), às 18h30. O evento integra a mostra nacional, que teve início em maio e será finalizada em julho, promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O Cocine foi credenciado como cineclube e ponto de exibição da mostra, que é realizada em todo o Brasil. As sessões são gratuitas e ocorrem em 320 pontos credenciados, contemplando todos os estados brasileiros. A Mostra visa democratizar o acesso ao cinema e ampliar o debate sobre os direitos humanos, por meio da exibição de obras brasileiras que abordam temas sociais, históricos e contemporâneos.

Em Londrina, as exibições foram divididas em duas etapas, tendo sido a primeira realizada em maio. O coordenador do Cocine, Fagner Bruno de Souza, explicou que a divisão ocorreu devido à quantidade de filmes exibidos. “Recebemos uma lista de filmes disponíveis na mostra, e ficou aberto para selecionarmos os que seriam exibidos pelo Cocine. Trouxemos alguns que se relacionam com a temática do nosso cineclube e os dividimos em duas sessões devido à quantidade”, relatou.
Para Souza, ações como essa democratizam o acesso ao cinema nacional. “Essas mostras que buscam modalidades de exibição alternativas são maneiras de distribuir os filmes brasileiros, sobretudo curtas-metragens que estão fora do circuito dos longas. Assim, conseguimos trazer obras importantes, com a presença de cineastas relevantes”, frisou.
Neste domingo (15), quatro filmes irão compor a programação da mostra, todos com recursos de acessibilidade, como legendagem descritiva e tradução em Libras. As obras são:
Belos Carnavais – Drama musical que apresenta Dadinho, um velho sambista levado por sua neta ao enterro do irmão, sambista de uma escola rival. Neste percurso, há uma história de rivalidade, samba e traição que emerge do passado. (SP, 2020, 16 min)
Lapso – Ficção que retrata a história de Bel e Juliano, adolescentes da periferia de Belo Horizonte que, após medidas socioeducativas, compartilham afetos e incertezas diante da dureza dos dias. (MG, 2023, 20 min)
Máquinas de Lazer – O documentário realiza um estudo sobre o tempo livre e sua relação com o trabalho em sociedade capitalista. (SC, 2023, 10 min)
Mborayhu Ñemoheñoi – A luta das mulheres Avá Guarani – Documentário que mostra a resistência das mulheres Avá Guarani na retomada de um território ancestral no oeste do Paraná. (PR, 2022, 20 min)
O Cocine e a Vila Cultural Casa da Vila têm patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




