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Rede Carinho alcança cerca de 5.500 atendimentos desde sua inauguração

Atendimentos de pediatria no PA do Leonor foram implementados em março deste ano, e avaliação dos usuários tem sido positiva

 

Rede Carinho, inaugurada pela Prefeitura de Londrina em março no Pronto Atendimento (PA) do Jardim Leonor, completará três meses de funcionamento na próxima terça-feira (17). Nesse período, o serviço registrou mais de 5 mil atendimentos para crianças de zero a 12 anos incompletos, descentralizando as consultas pediátricas de urgência e emergência, antes ofertadas unicamente no Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Foto: Emerson Dias/ NCom

Para conduzir os atendimentos ao público pela Rede Carinho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nomeou, no início do ano, mais quatro pediatras e quatro profissionais de enfermagem, que se somam aos 80 servidores que já atendiam no PA do Leonor.

Entre março e abril, a Rede Carinho somou 2.805 atendimentos, que abrangem consultas médicas e reavaliações; em maio, 2.097, e outros 583 em junho. A média tem sido em torno de 60 a 80 atendimentos por dia, com horário de funcionamento das 7h à 1h da madrugada, todos os dias da semana. Fora desse horário, o PAI continua sendo a unidade de referência, dentro da rede municipal de saúde, para os bebês e crianças.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Na tarde desta sexta-feira (13), Ricelly Renata levou até o PA do Leonor o filho Felipe Miguel, de apenas 4 anos, que estava desde a madrugada com bastante dor e dificuldades para engolir. A mãe explicou que, ao chegar na unidade, identificaram a febre alta e, logo após a triagem, Felipe passou pela pediatra que diagnosticou a infecção de garganta. “Ele passou pela triagem, recebeu a pulseira amarela e rapidinho o chamaram. A médica explicou o que ele tem, já tomou a injeção de antibiótico, e agora estamos só esperando a febre baixar”, contou.

Renata aprovou o serviço da Rede Carinho, por facilitar o deslocamento com o filho doente. A família reside no Jardim São Jorge, zona norte da cidade, e para ir até o PAI os custos seriam bem elevados. “Aqui é bem mais rápido, mais sossegado, e para chegar também sai mais barato”, avaliou.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Outros pacientes atendidos na tarde de hoje (13) foram levados pela avó Leni Cardoso, de 57 anos. Ela recebeu em casa os netos Emanuelle Vitória, Ayron Miguel e Lavínia, mas notou que os três estavam com sintomas gripais, então aproveitou a proximidade, já que reside no Jardim Leste-Oeste, e fez o trio passar por consulta com a pediatra. “Eu adorei. Primeira vez que eu venho trazer eles aqui, a pediatra foi maravilhosa e tivemos uma longa conversa. É ótimo ter esse atendimento mais perto da gente, e mesmo que demore é preciso ter paciência. O pessoal aqui faz a parte deles, e a gente precisa fazer a nossa, porque nessa época não é fácil com tanta gente doente”, afirmou.

O projeto da Rede Carinho foi uma das primeiras ações implementadas pela administração do prefeito Tiago Amaral, com o intuito de conferir mais agilidade nos atendimentos pediátricos. E, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, a expectativa é estender o serviço para outras regiões da cidade. “Sabemos que as filas de espera no PAI são um desafio e estamos batalhando para superar isso, com novos pontos da Rede Carinho pela cidade. Esse é um instrumento essencial de cuidado com as crianças, pois traz mais alívio às famílias, especialmente para as mães que acompanham os filhos doentes, e também para os profissionais de saúde, que não ficam sobrecarregados e conseguem atuar com ainda mais qualidade”, elencou.

Foto: Emerson Dias/ NCom

A médica Alessandra Barquete Guerchmann de Freitas, que acumula 25 anos de experiência, reforçou a necessidade de descentralizar as consultas pediátricas de urgência e emergência. Ela foi uma das profissionais convocadas para compor a Rede Carinho e, desde então, tem atuado no PA do Leonor. “O que eu noto é que o Leonor cobre uma região, então as pessoas deixaram de ir para o PAI e estão usando o serviço do Leonor para atendimento. Ao descentralizar, a gente dilui o atendimento e evita as filas. É muito cansativo para uma mãe ficar por horas na fila. Se tivermos a Rede Carinho distribuída pela cidade, o atendimento vai melhorar muito, pois o projeto do Leonor está dando certo e precisa ser replicado”, frisou.

Sobre a experiência no novo serviço, a pediatra contou que sempre teve preferência por atuar com urgência e emergência, então está se sentindo “em casa”. “Atuo com isso há 25 anos, desde a minha formação, sou pronto-socorro. Até tentei fazer outra coisa, mas o meu perfil é esse. Gosto dessa adrenalina. E aqui a equipe é tranquila, está bem harmônico. A estrutura também melhorou bastante. Acho que isso aqui só tende a crescer e a melhorar ainda mais”, completou.

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