Destaques

Visita de comitiva londrinense a Modena terá agendas técnicas e acordos de cooperação

Cidades coirmãs desenvolvem projeto em conjunto de sustentabilidade e transição energética

Localizada em uma das regiões mais industrializadas da Itália, a cidade de Modena receberá na próxima semana, entre os dias 22 e 28 de junho, uma comitiva londrinense formada por secretários municipais e lideranças empresariais com o objetivo de fortalecer parcerias e buscar novos investimentos para o município.

Reconhecida como cidade-irmã de Londrina pela Lei Municipal 13.741/24, Modena é um dos principais polos econômicos da região da Emilia-Romagna, no norte da Itália. Lá estão instaladas as sedes de gigantes do setor automotivo, como Ferrari, Lamborghini e Maserati, além da Ducati, uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo.

A delegação de Londrina estará representada pelos secretários municipais de Orçamento, Planejamento e Tecnologia, Marcos Rambalducci, e de Governo, Rodrigo Souza; pelos presidentes da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Paulo Henrique Ferreira, pelo Cônsul Honorário da Itália no Norte do Paraná, empresário Bruno Veronesi; pelo vice-presidente do Sinduscon Norte (Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Norte do Paraná) e da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Gerson Guariente; e pelo professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) Jorge Martins.

Projeto – As duas cidades coirmãs desenvolvem em conjunto o projeto INTERNOS, que consiste em promover a troca de experiências e fomento no uso de energias renováveis, sustentabilidade e transição energética.

O programa envolve as duas prefeituras e também empresas públicas e entidades da sociedade civil organizada de Londrina e de Modena.

Da parte londrinense estão Londrina Iluminação, Sebrae Paraná, UEL (Universidade Estadual de Londrina), UTFPR, Compagás, Acil e Sindimetal Norte do Paraná (Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos), enquanto a participação da cidade italiana reúne a Agência de Energia e Desenvolvimento Sustentável (AESS), Agência de Mobilidade e Transporte Público (AMO) e o GRUPPO HERA – serviços ambientais, hídricos, gás e energia.

foto: Emerson Dias / NCom

“Na visita que nos fizeram em dezembro, a comitiva de Modena manifestou muito interesse em ver o que está sendo produzido em Londrina e as oportunidades de investimentos que tenham aqui. Agora levaremos para lá um farto material reunindo oportunidades tanto de negócios quanto de parcerias, áreas de desenvolvimento da cidade e possibilidade de instalação de empresas na nossa região”, afirmou Gerson Guariente.

Parcerias – Segundo ele, já há algumas ações em avanço que podem resultar no fechamento de novas parcerias. “Foram antecipadas algumas ações que devem ser motivo de fechamento de parcerias, muito provavelmente na área rural. Há um grande interesse deles também em olhar a extensão dos projetos culturais que eles têm na região de Modena e fazer uma parceria com Londrina, que tem uma movimentação cultural bastante acelerada”, revelou o empresário.

O secretário municipal de Governo, Rodrigo Souza, destaca que a agenda em Modena vai abranger vários temas diretamente relacionados com o desenvolvimento socioeconômico das cidades coirmãs.

“Faremos visitas técnicas às agências de energia e sustentabilidade e de mobilidade urbana, à empresa de energia elétrica que fornece energia com recursos renováveis, além de nos reunir com o prefeito, vereadores e lideranças empresariais de Modena para prospectar novos negócios e atrair investimentos para Londrina”, pontuou. O encontro na Prefeitura de Modena também servirá para renovar o acordo de cooperação entre as cidades-irmãs.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos