Saúde realiza ações no Dia Nacional de Combate à Sífilis

População vai receber orientação, por meio de folder educativo, sobre o que é a doença, tratamento e formas de contágio
O terceiro sábado do mês de outubro é dedicado ao Dia Nacional de Combate à Sífilis. Por isso, a fim de conscientizar a população sobre a doença, no dia 17 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde, através da proposta do “Observatório para sífilis congênita, gestacional e adquirida em Londrina”, ferramenta de vigilância epidemiológica que desenvolve ações intersetoriais no município, lança o folder educativo “O que é Sífilis?”, que será distribuído nas Unidades Básicas de Saúde.
A ação faz parte da campanha “Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde, que iniciou no primeiro sábado de outubro, dia 3, com a abertura das unidades básicas de saúde da região norte e leste, ofertando exame preventivo do câncer de colo de útero e solicitação de mamografia, além da realização de testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C. Neste dia foram realizados 288 testes rápidos, que resultaram em 10 casos positivos para sífilis, um inconclusivo para HIV e dois para hepatite C.
O folder contém informações sobre a doença sexualmente transmissível (DST), incluindo tratamento e formas de contágio, e será distribuído para a população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Também será utilizado em ações de educação em saúde na comunidade, principalmente entre as gestantes, pois as mulheres grávidas infectadas pela sífilis podem transmitir a infecção ao feto, causando a sífilis congênita, que traz consequências graves à gestação, ao feto e ao recém-nascido.
A gerente de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian de Fátima Nellessen, explicou que em gestantes com sífilis primária (cerca de três semanas após a infecção) não tratada, a taxa de transmissão para o feto varia entre 70% e 100%, e na sífilis terciária (cerca de 10 a 15 anos após a infecção inicial) é de 30%, podendo ocorrer abortamento, natimorto ou morte perinatal em aproximadamente 40% das crianças infectadas. “Mais de 50% dessas crianças são assintomáticas no nascimento, com probabilidade do desenvolvimento de graves sequelas. Por isso, torna-se essencial o diagnóstico e tratamento oportuno da gestante no pré-natal”, informou.
Dados – De acordo com dados da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em 2013, antes de iniciar os trabalhos da equipe do Observatório, foram diagnosticadas e notificadas, no município, 61 gestantes com sífilis, além de 41 notificações de sífilis congênita, com uma taxa de transmissão de 67,2%.
Em 2014, mesmo após várias ações da equipe, o diagnóstico de sífilis em gestante foi maior, registrando 94 notificações, porém a transmissão para o feto foi menor, ocorrendo em apenas 28 casos, resultando em uma taxa de transmissão de 29,8%.
Entre a população em geral, o número de sífilis adquirida no município vem crescendo, pois no ano de 2013 foram registrados 38 casos, em 2014 foram 113 e até outubro deste ano já somam 145 notificações de residentes em Londrina, reforçando a importância da realização dos testes rápidos e do diagnóstico precoce.
Campanha “Saúde da Família” continua – No próximo sábado (17), das 8h às 14h, será a vez dos moradores da região oeste e do centro procurarem a UBS mais próxima de sua residência para fazer os exames e testes rápidos ou agendar mamografias. No mesmo dia, os profissionais farão o acompanhamento das condicionalidades da saúde dos usuários beneficiários do Bolsa Família, que incluem exames pré-natal para as gestantes, assistência pós-parto, vigilância nutricional, atenção às mulheres em idade fértil, assistência ao crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos e a verificação da carteira de vacinação.
No dia 24, das 8h às 14h, as UBSs da região sul e da zona rural vão disponibilizar os mesmos exames. A população será orientada sobre as formas de prevenção das doenças, a importância dos testes e do diagnóstico precoce e sobre os tratamentos mais adequados.
Além dos profissionais da Atenção Primária, a ação conta com a parceria da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, que já realiza a testagem dessas doenças diariamente no endereço Alameda Manoel Ribas nº 1, no período da manhã, às 8 e às 10 horas.
Foto: Divulgação




