Fase municipal do JEPs Bom de Bola finaliza primeira semana de jogos
Com aumento de equipes inscritas e recorde de partidas disputadas, os jogos agitaram as manhãs frias da cidade

Na segunda (16), começou em Londrina a Fase Municipal dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) Bom de Bola. Ao todo, 33 colégios vão participar desta etapa local, sendo 27 estaduais e seis particulares. A primeira semana da competição encerrou hoje (18), com 15 partidas disputadas envolvendo 30 equipes de 22 colégios diferentes.

Para essa edição, o JEPs Bom de Bola registrou recorde de equipes inscritas e, consequentemente, de partidas disputadas. Ano passado, foram 41 jogos, contra 70 em 2025. Em relação às equipes, o número saltou de 25, em 2024, para 46, esse ano.
Em relação aos dirigentes, professores e técnicos, o total é de 938 pessoas. Já a quantidade de alunos chegou a 828 atletas. O torneio integra a 71ª edição dos JEPs, que ainda terá outras fases posteriores.
O JEPs é dividido em quatro etapas. A primeira é a Fase Municipal – em Londrina, organizada pela Fundação de Esportes (FEL); seguida da Regional, Macrorregional e Estadual. Todas são promovidas pela Secretaria de Esportes do Estado do Paraná (SEES).
Em Londrina, o futebol masculino será dividido em duas categorias: A (15 a 17 anos), com 28 equipes inscritas, e B (12 a 14 anos), com 18 times. Por sua vez, no feminino, apenas dois times se inscreveram, um em cada categoria. Dessa forma, esses colégios estão automaticamente classificados para a fase regional.
A segunda semana do JEPs Bom de Bola começa nesta segunda (23), com seis partidas programadas, e termina na quinta (26).
Primeiro dia – Na segunda-feira (16), foram realizados os primeiros seis jogos da competição. O Estádio Santa Terezinha recebeu três deles, disputados por Colégio Uninorte, Colégio Estadual Margarida de Barros Lisboa, Colégio Estadual Cívico-Militar Adélia Dionisio Barbosa, Colégio Estadual Professor José Carlos Pinotti e o Colégio Estadual Newton Guimarães. Já no campo do PSTC, foram realizados mais três jogos, com atletas do Colégio Estadual Ana Molina, Colégio Estadual Professora Olympia Morais de Tormenta, Colégio Estadual Ana Molina Garcia e Colégio Estadual Cívico-Militar Hugo Simas.
A professora de Educação Física do Colégio Hugo Simas, Vilma Diniz Ribeiro da Silva, contou sobre o trabalho de preparação desenvolvido com os alunos. Na categoria Masculino B, a equipe do Hugo Simas venceu por 4×0 o time do Olympia Morais de Tormenta. “Começamos selecionando os alunos, vendo onde cada um se encaixa melhor e definindo as posições. Fizemos alguns treinos para eles entrosarem, já que muitos estavam jogando juntos pela primeira vez. Os alunos percebem a importância da cooperação, porque muitas vezes, nas aulas de educação física, acabam sendo mais individualistas. E na competição entendem que precisam agir como um grupo, ajudando uns aos outros, pensando no coletivo e não só no próprio desempenho”, frisou.

Segundo dia – Na terça (17), foram realizados mais três jogos, todos no campo da AFML. Pelo Masculino A, competiram Colégio Estadual Dr. Willie Davids, Colégio Estadual José de Anchieta, Colégio Positivo e Colégio Estadual Professor João Rodrigues da Silva. Na categoria Masculino B, a partida foi entre o Colégio Estadual José de Anchieta e o Colégio Positivo.
Para o professor de Educação Física do Colégio Estadual José de Anchieta, Douglas Bressan, os Jogos Escolares são mais do que uma competição esportiva. “O JEPs contribui para o desenvolvimento físico, emocional e social dos alunos, incentivando valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação. O nosso objetivo é proporcionar aos alunos uma experiência enriquecedora por meio do esporte, incentivando a prática saudável de atividades físicas, o fortalecimento de vínculos entre os estudantes e a vivência de situações que exigem cooperação, liderança e responsabilidade”, frisou.
Bressan também ressaltou a animação dos alunos, que venceram suas partidas nas duas categorias. “Eles demonstram grande interesse pelos jogos e se envolvem com entusiasmo, tanto na preparação quanto na torcida. O JEPs é um momento aguardado com expectativa, pois permite que os estudantes mostrem seus talentos”, acrescentou.
Terceiro dia – E hoje (18) foram disputados os últimos seis jogos da primeira semana. Três foram sediados no Estádio Santa Terezinha, com equipes do Colégio Estadual Tsuru Oguido, Colégio Estadual Cívico-Militar Profª Adélia Dionísia Barbosa, Colégio Estadual Tsuru Oguido, Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Colégio Estadual Cívico-Militar Adélia Dionisio Barbosa e Escola Estadual Jardim Eldorado. No campo do PSTC, foram realizados mais três jogos, com Colégio Estadual Profº José Aloísio Aragão, Colégio Estadual Benedita Rosa Rezende, Colégio Estadual Benjamin Constant, Escola Estadual Tiradentes, Colégio Estadual Antônio de Moraes Barros.
O JEPs Bom de Bola – Londrina 2025 é promovido pela Prefeitura de Londrina e organizado pela FEL, em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE), representando o Governo do Paraná.
Texto: Luan Chechi sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina