Cidadão

Atletas do Londrina Handebol disputam o Brasileiro de Seleções representando o Paraná

Foram dez convocações de Londrina, sendo sete atletas e três para comissões técnicas; times feminino e masculino seguem invictos rumo às semifinais

As equipes feminina e masculina do Londrina Handebol estão com jogadores integrando os times da Seleção Paranaense que disputam o Campeonato Brasileiro Juvenil de Seleções (Sub-18), realizado de 24 a 28 de junho, em Umuarama (PR). Ao todo, sete atletas locais representam o Estado no torneio, além de três membros das comissões técnicas. Com cinco jogos já realizados, ambos times entram em quadra novamente na tarde desta quinta-feira (26), em busca de vagas na fase semifinal.

Foto: @eualejandros / divulgação

Parte do plantel Sub-18 do Londrina Handebol, as armadoras Maria Clara e Hayara, a goleira Mariana e a pivô Gabriele são as quatro convocadas no feminino, juntamente com o treinador Vinicius Garcia, que é o auxiliar técnico da Seleção Paranaense na competição. O treinador no torneio é José Carlos Mendes.

No masculino, os três jogadores chamados foram Leonardo (pivô), Matheus (goleiro) e Vinicius (armador). O técnico do Londrina Sub-18, Leandro Floriano, é o auxiliar técnico do treinador da seleção, Silvio Gonçalves. E ainda foi convocado o fisioterapeuta do Londrina, Nelson Akio Shirabe.

Todos os convites vieram por meio da Liga de Handebol do Paraná, órgão máximo da modalidade no estado. Os times do Londrina Handebol, nas duas categorias, são patrocinados pela Prefeitura de Londrina, via Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), programa gerido pela Fundação de Esportes (FEL).

A seleção feminina do Paraná, composta por 16 jogadoras, compõe a chave única com quatro participantes, que se enfrentam entre si uma vez na fase inicial, e já venceu os dois primeiros confrontos com placares elásticos. Na estreia, terça-feira (24), derrotou o Distrito Federal (DF) por 45 a 18. E ontem (25) bateu Mato Grosso do Sul (MS) por 41 a 16. Ainda nesta quinta-feira (26), às 17h30, ocorre a partida derradeira das paranaenses na primeira fase contra Mato Grosso (MT).

Foto: @eualejandros / divulgação

As semifinais desta categoria serão disputadas na sexta-feira (27), com duelos entre a 1ª e 4ª colocadas de um lado, às 15h, e das 2ª e 3ª, às 11h. A grande final irá ocorrer no sábado (28), às 14h. Antes, haverá a definição do terceiro lugar, a partir das 10h.

O técnico do Londrina Handebol feminino Sub-18, Vinícius Garcia, está em sua segunda participação no Campeonato Brasileiro de Seleções. Na edição anterior, ele foi auxiliar técnico do time Sub-16 feminino. “As meninas se comportaram muito bem defensivamente nesses primeiros jogos, como era a proposta de jogo, com transições rápidas e um volume muito grande de ações. Os resultados foram excelentes e vamos em busca de uma possível vaga na final. É um grupo muito nivelado onde a coletividade tem sido muito bem desenvolvida, e a gente espera que as atletas possam levar essa evolução para suas equipes de origem para que o estado todo se beneficie com esse projeto”, destacou.

Nos últimos três anos do Brasileiro de Seleções, o Paraná encerrou sua participação no feminino em 3º lugar (2022) e em 4º lugar duas vezes (2023 e 2024). “Essa competição é uma grande oportunidade que as atletas têm de jogar contra seleções das melhores jogadoras de outros estados, muitas já fazendo parte de seleções brasileiras, o que valoriza ainda mais a proposta de trabalho que vem sendo desenvolvida”, completou Garcia.

O treinador londrinense ainda ressaltou que o Paraná vem fazendo um trabalho de qualificação dos atletas e comissões técnicas desde as seleções Sub-14, passando pela Sub-16 até chegar na Sub-18. “Sendo assim, este é um projeto de médio e longo prazo que enriquece muito a modalidade em âmbito nacional e estadual”, concluiu.

Seleção Masculina – O time do Paraná no Campeonato Brasileiro ganhou os três jogos que realizou: 38 a 14 contra Sergipe (SE), 32 a 16 diante do Distrito Federal (DF) e 34 a 25 em cima de Mato Grosso (MT). Invicta, a seleção enfrenta nesta quinta-feira (26), às 16h, o selecionado de Mato Grosso do Sul (MS), encerrando os jogos da chave única.

Na sexta-feira (27), ocorrem as semifinais, com duelos entre o 1º e 4º lugares, e entre 2º e 4º. Os jogos serão, respectivamente, às 13h e às 17h.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos