Destaques

Prefeitura adquire 545 equipamentos de informática para a Secretaria Municipal de Saúde

Lote inicial tem 272 computadores e notebooks que serão repassados para setores administrativos e unidades de saúde

A Prefeitura de Londrina iniciou nesta terça-feira, 1º de julho, a entrega de 545 computadores e notebooks para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sendo parte do processo de recomposição e aprimoramento da estrutura tecnológica desta pasta. O primeiro lote contempla 272 itens que foram apresentados hoje na Centrofarma, região central, pelo prefeito Tiago Amaral e a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó.

Os novos equipamentos divulgados serão repassados a diversos setores administrativos que integram a SMS, além de unidades de saúde da rede municipal. A previsão é que todos os locais atendidos estejam com seus novos aparelhos prontos para funcionar em um período aproximado de 30 a 40 dias, com entregas entre julho e agosto.

Foto: Emerson Dias / N.Com

A compra foi viabilizada com investimento global de R$ 3 milhões pela Prefeitura, incluindo recursos federais, estaduais e municipais. E a aquisição ocorreu via processo licitatório n° 153/2024, na modalidade de Pregão Eletrônico. O pacote abarca computadores básicos, intermediários e avançados com Pacote Office, que acompanham monitores, mouse e teclado; além de notebooks.

O prefeito Tiago Amaral enfatizou que a qualificação estrutural é indispensável para que as equipes de servidores consigam desempenhar suas funções e prestar atendimentos contando com as condições básicas necessárias. “Isso refletirá em uma melhor qualidade e eficácia nos serviços tanto internamente como na ponta, para oferecer o que os usuários precisam. A defasagem que encontramos na Saúde ao assumir a gestão era grande, muitos setores vêm trabalhando com equipamentos antigos, inadequados e desatualizados. Essa entrega, apesar de parecer simples, é de alto impacto quando pensamos em centenas de novos equipamentos que são essenciais no dia a dia da rede municipal, para cuidarmos de pessoas e vidas. Tirar o planejamento do papel e transformá-lo em realidade passa muito pelos servidores, esse comprometimento mútuo é muito importante no fortalecimento das nossas políticas e ações na saúde”, disse.

Foto: Emerson Dias / N.Com

A aquisição dos novos equipamentos integra o processo de melhoria contínua gerido pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme apontou a titular Vivian Feijó. “Houve empenho enorme para possibilitar essa compra e entrega, incluindo planejamento e estratégias bem construídas e alinhadas. Isso não resolve, claro, 100% dos problemas de imediato, mas estamos tendo condições de avançar em demandas de qualificação dos ambientes de trabalho de diferentes setores. Os setores administrativos, que estavam desamparados de melhorias há muitos anos, serão contemplados com computadores e notebooks, e parte dos itens ainda será remanejada a unidades e outros equipamentos públicos de saúde. Estamos levantando mais recursos para prosseguir nessa escalada de recomposição. Fico feliz em participar deste momento, sou grata aos servidores, que se dedicam em nos ajudar nessa jornada contínua de tantos grandes desafios”, frisou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde possui, aproximadamente, 1.600 computadores em uso. Segundo o diretor de Logística e Manutenção em Saúde da SMS, Patrick da Silva, cerca de 700 desses equipamentos precisam ser trocados por estarem defasados e em condições muito ruins. “Além disso, temos um vazio assistencial importante, com necessidade de pontos adicionais para atendimento ao público. O total para suprir a demanda de substituição e pontos adicionais requer um investimento de 1.300 equipamentos, e esta primeira aquisição inicia a renovação que será feita pela SMS por meio do seu planejamento estratégico. Os pacientes poderão ser atendidos mais rapidamente e os trabalhos das equipes ganham com mais agilidade e eficiência. Como servidor, fico feliz pelo olhar de valorização dada pela gestão aos servidores. Muitas mãos se empenharam para isso ”, detalhou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

A diretora de Gestão Financeira, Compras e Serviços da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Regina dos Santos, reforçou a relevância da iniciativa e os esforços para colocá-la em prática. “A recomposição era uma necessidade antiga, sendo que a maior parte dos setores administrativos, por exemplo, utilizava os mesmos equipamentos desde 2015. Muitas vezes, setores dessa natureza ficam em segundo plano, já que a prioridade acabam sendo os atendimentos de urgência e emergência, mas, com processos automatizados cada vez mais necessários, é fundamental que tenhamos esse retorno também para desempenharmos nossos trabalhos com qualidade à altura da importância das demandas. A aquisição dos itens passou por um amplo planejamento, de cerca de dois anos, e pela otimização de recursos até se materializar na aquisição oficial em 2025”, contou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

O secretário municipal de Gestão Pública, Leonardo Carneiro, também esteve no momento simbólico de entrega dos equipamentos. Ele enalteceu os servidores públicos e o perfil dos gestores da atual administração. “Os servidores são os pilares do serviço público, valorizo muito a grande dedicação deles no dia a dia, mesmo diante de situações e condições adversas, nunca esmorecendo em suas missões. A garra, vontade, conhecimento e capacidade da secretária Vivian Feijó são imensas e estão fazendo a diferença para melhorar os processos da Saúde e os ambientes de trabalho para os servidores. E o prefeito Tiago Amaral age sempre pensando em novos modelos de trabalho, de forma séria e responsável para resolver os problemas da cidade”, comentou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Participaram do ato de apresentação dos novos computadores e notebooks, nesta terça-feira (1º de julho), na Centrofarma, diretoras e diretores da Secretaria Municipal de Saúde, assessores e outros funcionários. Ainda esteve presente Francielly Lansoni, da chefia de Vigilância Epidemiológica da 17ª Regional de Saúde de Londrina, representando a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Estiveram representadas as diretorias Geral da SMS; de Atenção Primária à Saúde (DAPS); de Regulação da Atenção à Saúde (DRAS); de Gestão Financeira, Compras e Serviços (DGFCS); de Planejamento e Gestão em Saúde (DPGS); de Urgência e Emergência (DUES); de Gestão do Trabalho e da Educação (DGTE); de Serviços Complementares de Saúde (DSCS); de Vigilância em Saúde (DVS) e de Logística e Manutenção em Saúde (DLMS).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos