Projeto Conviver com Professores reunirá 130 educadores na quarta (2)
Será o primeiro encontro do projeto, voltado à valorização da escuta, do diálogo e da representatividade docente nas unidades escolares da rede municipal
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza, nesta quarta-feira (2), a partir das 8h, o primeiro encontro do projeto Conviver com Professores, uma iniciativa inédita voltada à valorização da escuta, do diálogo e da representatividade docente nas unidades escolares da rede municipal. Será no auditório da Unopar Catuaí, na Rua Edwy Taques de Araújo 900, Jardim Burle Marx.
O projeto, que já está em curso há aproximadamente um mês, foi estruturado em etapas. Inicialmente, cada unidade escolar foi orientada a divulgar a proposta junto aos docentes, possibilitando que os professores interessados manifestassem seu desejo de participar. Em seguida, as escolas realizaram o processo de escolha interna de seus representantes, garantindo a legitimidade e o envolvimento coletivo nas decisões. Agora, a ação avança para uma nova fase: a eleição dos líderes regionais.
O encontro desta quarta (2) reunirá cerca de 130 professores representantes, oriundos das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), previamente escolhidos pelas próprias equipes docentes. O objetivo é criar um canal direto de comunicação entre os educadores e a SME, fortalecendo o vínculo entre a gestão e o cotidiano escolar.

Durante o evento, serão eleitos os líderes por região, representantes que atuarão em articulação direta com a SME, auxiliando na organização de encontros regionais e no acompanhamento das pautas educacionais emergentes de cada território.
A secretária Municipal de Educação, Vânia Costa, idealizadora do projeto, ressaltou que o projeto Conviver com Professores reflete o compromisso da gestão com uma educação mais próxima, dialógica e sensível às realidades da rede. “A escola é feita de pessoas, e ouvir os professores é fundamental para construirmos uma política educacional conectada com as necessidades e potencialidades de cada território. Esse projeto nasce para criar pontes, aproximar a gestão da prática e fortalecer vínculos de pertencimento e corresponsabilidade”, disse.
A ação integra as diretrizes do Plano de Formação Continuada da rede e reforça o compromisso da SME com uma educação participativa, democrática e humanizada, em consonância com os princípios da escuta ativa, do diálogo interinstitucional e da valorização do protagonismo docente.




