Educação promove Festival de Xadrez das Escolas Municipais
Objetivo é desenvolver habilidades proporcionadas pelo jogo; participam cerca de 450 alunos de 20 escolas municipais
A fim de despertar nos alunos o interesse pela prática do xadrez e desenvolver habilidades como raciocínio, cálculo, concentração e autodisciplina, proporcionadas pelo jogo, a Secretaria Municipal de Educação promove, na sexta-feira (30), o “Festival de Xadrez das Escolas Municipais”. O evento contará com a participação de aproximadamente 450 alunos de 20 escolas da rede municipal de ensino e vai promover o intercâmbio entre estudantes de unidades escolares de diferentes regiões do município.
O festival será realizado na Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior, rua Mário Sérgio Carmagnani, 145, C. H. Guilherme A. Pires. Será em dois períodos, das 9 às 11h20 e das 14h30 às 16h50. O evento não tem caráter competitivo e, por isso, todos os alunos presentes serão premiados com medalhas e certificados de participação. A ação integra a proposta pedagógica da disciplina de Educação Física.
O coordenador pedagógico de Educação Física, da Secretaria Municipal de Educação, Junior Cesar Dias de Jesus, ressaltou que uma partida de xadrez oferece a comunhão entre raciocínio, cálculo, desafio, respeito, aventura, interação e o estímulo de valores como saber ganhar e perder. Segundo ele, o jogo contribui, ainda, para formação de caráter, controle emocional, facilidade de expressão, aceitação de novas ideias e diferentes pontos de vista. “Valores importantes na formação do aluno, que os auxilia na conscientização sobre suas ações do cotidiano”, disse.
Para o coordenador, o evento também é uma oportunidade para que os alunos e professores de Educação Física coloquem em prática os conteúdos estudados e vivenciados durante as aulas, cumprindo o que propõe o eixo “o movimento e as manifestações lúdicas e esportivas” da proposta pedagógica de Educação Física. “A demanda educacional deste projeto ainda vai além e pauta-se em outra finalidade do esporte educacional, que é construção da cidadania”, destacou.