Médicos do município participam de residência

Especialização faz parte da qualificação dos profissionais para a residência que o município ofertará em março de 2016
Terá início, nesta quarta-feira (4), às 9 horas, o curso de Especialização em Preceptoria de Residência Médica no Sistema Único de Saúde (SUS). A abertura oficial será no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), localizada na Avenida Jockey Club, 485, Vila Hípica.
Vão participar da especialização 40 médicos. Destes, 28 trabalham na Secretaria Municipal de Saúde e outros 12 são de instituições parceiras como o Hospital Evangélico, Santa Casa, Hospital do Coração, Hospital do Câncer de Londrina, PUCPR e 17ª Regional de Saúde.
O objetivo do curso é qualificar os preceptores para a Residência Médica em Saúde da Família e da Comunidade, que a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina irá ofertar em março de 2016. Por isso, o curso é mais prático e os médicos que serão os preceptores dos residentes em 2016 estão se qualificando para melhor ensiná-los.
A facilitadora da residência médica, Mara Rocha Ramos, contou que essa especialização trabalha com uma metodologia diferenciada, que é a metodologia ativa de ensino e aprendizagem. “Não chamamos os médicos de professores e sim de preceptores, que são aqueles que vão conduzir e supervisionar, através das orientações, o desenvolvimento dos residentes”, explicou.
Ao todo, o curso terá mais de 360 horas, com aulas presenciais e à distância, ministradas pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. No Brasil, além de Londrina, outros 39 municípios aderiram ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e o Ministério da Saúde (MS), por meio do PROADI-SUS.
Foto: Luiz Jacobs




