Cidadão

Sema entrega 126 livros sobre o Parque Arthur Thomas ao Núcleo Regional de Educação

Exemplares do livro “Arthur Thomas – Da Marcha para o Oeste ao Parque Municipal” serão repassados aos colégios estaduais de Londrina

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) fez a entrega, nesta segunda-feira (7), de 126 exemplares da obra “Arthur Thomas – Da Marcha para o Oeste ao Parque Municipal” ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina. Quase a totalidade deste pacote – 123 unidades – será destinada às bibliotecas das instituições estaduais de ensino (colégios e escolas), além de três volumes que permanecerão na sede do NRE.

Todos os colégios estaduais da cidade serão contemplados. A chefe do Núcleo Regional, Jéssica Gonçalves Pieri, recebeu os livros da equipe da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, representada pela assessora Lidiani Isidoro e a estagiária de Ciências Biológicas Natália Gonçalves. E o encontro também contou com a participação do autor do livro, o jornalista Fábio Luporini.

Parque Arthur Thomas mantém busto do pioneiro. Foto: Emerson Dias / NCom

O material resgata a história de Arthur Thomas, pioneiro escocês que desbravou o Norte do Paraná e teve influência em vários aspectos relacionados aos primórdios da cidade, desde a construção da Santa Casa até o estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD). Também trata do parque municipal que leva seu nome e é administrado pela Prefeitura de Londrina, sob gestão da Sema.

A elaboração e produção do projeto foram viabilizadas com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, por meio do Programa Municipal de Incentivo ao Verde (Proverde), conduzido pela Sema.

Segundo a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, esta nova leva de exemplares entregues vai facilitar o acesso de alunos e professores da rede estadual a um conteúdo de qualidade e que ajuda a contar parte importante da história de Londrina. “O material traz passagens maravilhosas e inclui a criação do nosso Parque Arthur Thomas, colaborando para valorizar e trazer mais visibilidade a um local que é patrimônio ambiental da cidade. O autor expõe sobre a beleza e riqueza natural que temos aqui, atraindo ainda mais visitantes que aguardam ansiosos a reabertura do parque, que atualmente passa por obras de reforma”, destacou.

Foto: Emerson Dias/NCom

Ao receber os livros no Núcleo Regional de Educação, a chefe do órgão Jéssica Pieri enfatizou a importância do livro e do repasse aos colégios estaduais. “Precisamos valorizar a história da nossa cidade e resgatar isso nas escolas com os estudantes. Esse livro foi escrito e produzido com muito carinho e esmero e poderá ser usufruído agora pelos alunos da rede estadual, abrindo um leque para que os professores e também historiadores possam trabalhar em sala de aula, abordar a obra e propor atividades. Além do contato com o livro, é possível realizar visitas ao Parque Arthur Thomas, assim que a reforma for concluída”, disse.

Já o autor Fábio Luporini reforçou que o livro vem sendo distribuído gratuitamente por meio do projeto aprovado pelo Proverde e financiado com recursos públicos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. “A abrangência está sendo ampla, incluindo estudantes da rede municipal que já receberam e agora da rede estadual também. Este livro na mão dos estudantes é uma riqueza enorme para que eles possam conhecer mais sobre Londrina e aprender por que o parque é tão importante com seus 85 hectares de mata, sendo um verdadeiro laboratório a céu aberto. Isso tudo estimula o aprendizado, o conhecimento e a paixão das crianças e adolescentes pelo meio ambiente, a ecologia e preservação de um bem tão precioso como esse”, frisou.

Cerca de 720 livros “Arthur Thomas – Da Marcha para o Oeste ao Parque Municipal” foram entregues em Londrina, incluindo etapas de distribuição no lançamento da obra, depois em uma cerimônia com autoridades no Sesc Cadeião, e, na sequência, a escolas e bibliotecas municipais, chegando à atual entrega para a rede estadual de ensino. “Posteriormente, pretendemos fazer envios a diferentes bibliotecas públicas do Paraná e até nacionais, ainda a definir. E o restante queremos distribuir aos visitantes do Parque Arthur Thomas, quando for reaberto ao público”, adiantou a assessora de Educação Ambiental da Sema.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos