Laços fortalecidos: Prefeito assina acordo de cooperação entre Londrina e Modena
Após visita e cerimônia na Itália, em junho, ato em Londrina oficializou a renovação do pacto de irmandade
Em sessão solene realizada nesta terça-feira (15), na Câmara Municipal de Londrina (CML), o prefeito Tiago Amaral fez a assinatura do acordo de cooperação que renova a parceria entre as cidades-irmãs Londrina e a italiana Modena. Com o ato, a relação diplomática ganha continuidade por mais 20 anos, reafirmando o compromisso de colaboração mútua que integra a relação iniciada em 1992.
A integração entre as partes traz perspectivas para atuação conjunta abrangendo segmentos como economia, inovação, meio ambiente e ecologia, cultura, educação e turismo.

Durante sua fala na abertura da solenidade, o prefeito de Londrina destacou que o fortalecimento da irmandade abre um ramal de grandes oportunidades que a atual gestão administrativa pretende aproveitar, explorando o potencial das duas partes. “Entre vários aspectos, queremos aprofundar nossa capacidade industrial, já que Modena é uma cidade muito competitiva, referência internacional em investimentos de ponta, altíssima tecnologia e valor agregado. Precisamos alimentar uma mentalidade de transformação e inovação em Londrina, nos diferentes campos de atuação, aproveitando o enorme potencial acadêmico, tecnológico e econômico que temos”, mencionou.
Amaral acrescentou que a nova era de cooperação estabelecida traz uma esteira de aprendizados a Londrina, adiantando que a intenção é converter a relação de diplomacia política em resultados concretos. “A renovação do acordo é muito importante, mas precisamos gerar projetos e situações que tragam benefícios reais para nossa cidade. Queremos construir uma visão de profundidade que renda frutos, observando que os representantes da cidade italiana estão bastante interessados em fazer as coisas acontecerem. Temos que aproveitar a chance, pois é uma honra Londrina ser considerada irmã por uma cidade com tanta história e grandeza”, frisou.
A formalização do novo pacto entre Londrina e Modena teve seu primeiro momento oficial no final de junho deste ano, quando uma comitiva londrinense esteve na cidade-irmã, onde ocorreu uma cerimônia na Câmara Municipal. Na ocasião, participaram o prefeito de Modena, Massimo Mezzetti, lideranças locais, bem como secretários municipais e lideranças empresariais de Londrina.

O londrinense Bruno Veronesi, cônsul honorário da Itália no Norte do Paraná, esteve no período de visita da comitiva a Modena e também participou da assinatura da nova cooperação hoje (15). Filho de mãe e pai italianos, ele disse que Londrina tem muito a ganhar tendo Modena como aliada. “É uma grande satisfação e alegria estar aqui neste momento. Lá na Itália fomos muito bem tratados e recebidos, houve demonstrações de que este intercâmbio pode criar uma parceria mais forte. Modena é um centro industrial importante, possui grandes indústrias e empresas e imprime excelência em tudo o que faz. Por isso, vejo com bons olhos estreitar essa parceria, Londrina pode absorver muitas coisas e também tem qualidades diversas a oferecer”, avaliou.

Segundo o secretário municipal de Recursos Humanos, Rodrigo Souza, que integrou a comitiva londrinense em Modena na posição de secretário de Governo, houve diálogos prósperos com os italianos sobre diferentes campos de atuação. “O período de uma semana em Modena trouxe perspectivas iniciais interessantes envolvendo possíveis trocas comerciais, prospecção de negócios, intercâmbio e parcerias nos setores acadêmico, empresarial, de tecnologia e inovação, entre outros. Visitamos grandes empresas, conhecemos o perfil local, e isso nos traz aporte de conhecimento valioso. A cidade é milenar, muito pulsante e valoriza seus patrimônios. Londrina pode se beneficiar muito nessa integração”, apontou.

Como presidente da Câmara Municipal de Londrina, o vereador Emanoel Gomes participou da assinatura do acordo de cooperação e falou em nome da casa legislativa. Ele agradeceu à Prefeitura pelas articulações governamentais com Modena e frisou que a missão institucional empenhada cria um leque de possibilidades. “Essa troca entre cidades-irmãs deve ser estimulada, Londrina precisa mostrar seu protagonismo na região norte do Paraná e fortalecer sua imagem tendo parceiros que tragam oportunidades”, disse.
Localizada na região Emilia-Romagna, no norte da Itália, Modena possui relação de parceria diplomática com Londrina desde a década de 1990. Com quase 200 mil habitantes, a cidade possui indústrias renomadas do setor automobilístico, incluindo marcas como Ferrari, Lamborghini e Maserati, além da Ducati, fabricante de motocicletas. Também tem forte vocação e atuação no meio industrial alimentício, têxtil e farmacêutico, além de contar com um significativo patrimônio histórico e cultural.




