Diferentes ações marcam Dia da Consciência Negra
Durante o final de semana, haverá momento afro em escola municipal, feijoada beneficente, Sarau da Consciência Negra, roda de capoeira e outras atividades
Nesta sexta-feira (20), celebra-se o “Dia da Consciência Negra” e para marcar a data o município de Londrina está realizando diversas ações, que vão desde apresentações musicais, rodas de capoeira, mostra afro-brasileira, exibição de filmes e feijoada solidária.
A partir das 16 horas, a população poderá conferir o show de samba do grupo Os Pellegrini. Em seguida, haverá apresentações de Joaquim Braga (Composição), Max Teodoro (Acústico e Nervoso) e Oswaldo Coyote (Blues). Todos na Concha Acústica de Londrina, que fica no centro da cidade.
Às 20 horas, acontece a abertura da 30ª Mostra Afro-brasileira Palmares, na Biblioteca Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, na Avenida Rio de Janeiro, 413. Haverá apresentação do coral de músicas afro-brasileiras, samba de gafieira do Espaço Latino e o desfile de moda com roupas afro-brasileiras.
Os participantes poderão contemplar as obras de 24 artistas de diversos países como Finlândia e Japão; além dos trabalhos de brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro e do Paraná. A mostra, de caráter educativo, traz quadros, fotografias, esculturas e instalação e ficará exposta até o dia 15 de dezembro. A entrada é gratuita.
De acordo com o curador da mostra, Agenor Evangelista, a intenção é abordar a cultura afro-brasileira e o preconceito existente na sociedade. “Com a mostra, nós tocamos na ferida, pois ela é uma maneira suave e artística de abordarmos a cultura negra e o preconceito que ainda persiste”, disse.
Outras ações
Neste sábado (21), às 20 horas, a Escola Municipal Zumbi dos Palmares recebe a celebração ecumênica “Momento Afro”, que contará com a presença de diferentes segmentos religiosos, incluindo as igrejas católica e evangélica, templo budista, candomblé e da pastoral afro.
A intenção é debater a questão cultural dos negros na sociedade e o fim da discriminação étnica e religiosa. A escola fica na Rodovia João Alves da Rocha Loures, 3.655, no Jardim União da Vitória. A expectativa é cerca de 900 alunos, que estudam na escola participem com seus amigos, pais, responsáveis e a comunidade em geral. O evento tem apoio do Conselho e da Gestão Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Ainda no sábado (21), a partir das 13h30, haverá a Feijoada Beneficente Consciência Negra, no Centro de Umbanda Cachoeirinha de Xangô. O centro fica na Rua Humberto Picinin, 141, na Vila Guarujá. O convite custa R$ 15,00 e não inclui a bebida. Para animar a festa, terá bingo e sorteio de rifa.
No domingo (22), a partir das 8 horas, haverá o “Sarau da Consciência Negra”, na Rua Celeste Conto Moro, próximo ao Centro de Educação Infantil do Residencial Vista Bela. A organização é da Associação Feminina É Hora de Viver e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
No sarau, os participantes vão declamar poesia e farão um desfile de moda. Às 18 horas, os organizadores realizarão o concurso de beleza “Miss Pérola Negra”. De acordo com a presidente da associação, Sandra Maria de Souza, haverá também oficina de turbantes, grafite, apresentação de maracatu e discussões para conscientizar sobre a questão do negro.
Ainda no domingo (22), às 18h30, será realizada a roda de capoeira Angola, na Vila Cultural Brasil, localizada Rua Uruguai, 1.656. A apresentação será repetida no dia 29 de novembro. Às 21 horas haverá a apresentação musical da Banda Simprenei, no Espaço Cultural Vozes Barroca, que fica na Rua Vila Lobos, 450, no Jardim Tucano. A entrada é gratuita.
As ações alusivas ao Dia da Consciência Negra estão sendo realizadas com apoio da Gestão Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira (IMECAB) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Foto ilustrativa: divulgação




