Prefeitura realiza mobilização contra a dengue em Londrina
Mais 10 veículos de fumacê começam a circular nesta terça-feira (8); ação “Dê um presente a Londrina: 24 horas contra a dengue” terá diversas atividades
A partir desta terça-feira (8), o município começará a utilizar mais 10 carros fumacês no combate à
dengue. Os veículos vão percorrer todas as regiões da cidade a partir das 17 horas. Os caminhões foram cedidos pelo governo estadual, após a realização de estudo e análise de relatórios que apontaram a gravidade da situação da dengue na cidade.
A partir das 8h30, haverá reunião e organização das equipes de trabalho, com orientação aos servidores que ficarão responsáveis pelos veículos. Às 15 horas, os caminhões estarão concentrados no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na Rua Dib Libos, 80. Após às 17 horas, os veículos iniciam os trabalhos. Os carros de fumacê circularão de segunda a sábado, a partir das 5 horas, na parte da manhã, e à tarde, a partir das 17 horas. A ação não acontecerá apenas em caso de chuvas ou ocorrência de ventos fortes.
Serão feitos três ciclos de aplicação do fumacê a cada 5 dias, abrangendo todas as regiões de Londrina. Inicialmente, serão priorizados os bairros que possuem as maiores incidências de casos de dengue, conforme dados do 4º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2015.
“É importante reforçar aos moradores que, durante a ação do fumacê, deve-se deixar portas, janelas e cortinas abertas, além de cobrir alimentos e a água de animais domésticos que estiverem expostos”, frisou a gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Diana Martins.
Mobilização – Com o objetivo de envolver toda a população da cidade em prol do combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, a Prefeitura de Londrina vai realizar nesta quarta-feira (9) diversas atividades que integram a mobilização “Dê um presente a Londrina: 24 horas contra a dengue”. A primeira delas será uma carreata que sairá do pátio da Prefeitura, às 9 horas. O ponto de encontro será na Rua Octávio Zanetti, a partir das 8 horas.
Conforme o itinerário programado, os veículos seguirão para a Rua Gov. Parigot de Souza, Av. Duque de Caxias sentido centro, Av. Bandeirantes, Rua Gomes Carneiro, Av. Higienopolis, Rua Goiás, João Cândido, Av. Leste-Oeste e finaliza na Av. São Paulo.
Às 10h30, os técnicos e agentes da Secretaria Municipal de Saúde estarão no Calçadão de Londrina para conversar com a população, comerciantes e trabalhadores. Eles entregarão panfletos educativos e darão orientações sobre as formas corretas de cuidar dos quintais de casa para evitar a proliferação do mosquito. Será montada, também, uma exposição com barracas contendo materiais como larvários e mostruários que apresentam como são os criadouros do mosquito da dengue.
“Cada londrinense poderá dar para Londrina, na véspera de seu aniversário, comemorado no dia 10, um grande presente, que é ajudar a livrar a cidade da dengue. Se todos nós fizermos uma ampla revisão nos quintais e interior de nossas casas, recolhendo e eliminando os possíveis criadouros do mosquito, teremos, em breve, um resultado positivo na luta contra a dengue”, disse o secretário de Saúde, Gilberto Martin.
Conscientização – Durante todo o dia, das 6 às 22 horas, serão realizadas ações educativas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A população receberá instruções dos profissionais da saúde sobre o combate à dengue, nas salas de espera das UBS e nos grupos de atividades, com a fixação de cartazes, distribuição de panfletos e a divulgação de vídeos educativos. Outros trabalhos serão realizados, para intensificar a orientação sobre o controle, durante as visitas domiciliares ou o atendimento médico, de enfermagem ou odontológico.
À noite, a partir das 18 horas, haverá a ação “Happy Hour sem Dengue”. Serão realizadas visitas a diversos bares da cidade com orientação aos clientes por meio de panfletos informativos. A partir das 22 horas, é a vez da “Balada contra a Dengue”. Equipes da Secretaria de Saúde irão visitar cerca de 40 estabelecimentos noturnos, como bares e boates, para conversar com os jovens a respeito do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Serão entregues panfletos explicativos e instaladas lixeiras simbólicas para o descarte de garrafas, copos e outros recipientes que podem acumular água. Os estabelecimentos interessados em aderir à ação devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 3372-4482 ou 3372-9450.
“Desafio” nas escolas – Tendo como motivador a urgente necessidade de combate à dengue, na manhã desta quarta-feira (9), a partir das 8 horas, a Secretaria Municipal de Educação convoca todas as unidades escolares para participarem do “Desafio”.
O “Desafio” consiste nas unidades escolares desenvolverem uma ação de combate à dengue, no dia 9 de dezembro, mobilizando de forma efetiva a comunidade escolar e local com atividades como panelaço, apitaço, mutirão, entre outras. As unidades escolares realizarão o desafio com todos os seus alunos onde as ações realizadas deverão ser fotografadas.
Concurso – Também está sendo realizado um concurso de fotografia e vídeos com o tema “Não morra de dengue! Mate o mosquito”. Estudantes de todas as escolas municipais podem participar até o dia 10 de dezembro enviando seu material, uma foto ou vídeo por escola, para o e-mail edu.concurso@londrina.com.br. Os vencedores terão direito a um jantar para o aluno, seus pais e professor. Os alunos poderão registrar as ações que estão fazendo em casa e com a família para ajudar no combate ao Aedes aegypti. Todas as escolas participantes concorrerão a três notebooks, que serão sorteados no dia da premiação. Para dúvidas e mais informações o telefone é o (43) 3375-0100.
Fotos: Arquivo