Aniversário da cidade tem caminhada em pontos turísticos
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss e o grupo Londrina Pé, realiza o Walking Tour Londrina em celebração ao 81º aniversário da cidade. A atividade é uma caminhada e será na sexta-feira (11). O ponto de partida será às 8h no próprio Museu Histórico, que fica na rua Benjamin Constant, 900.
O trajeto é de três quilômetros e os participantes vão percorrer pontos turísticos como o Museu Histórico, Sesc Cadeião, obras do arquiteto Vila Nova Artigas, Biblioteca Pública Pedro Viriato Parigot de Souza, Teatro Zaqueu de Melo, Catedral, entre outros. Em cada parada, os guias, que são historiadores do museu, vão contar mais sobre a história da cidade.
Segundo Eliane Candotti, do Apoio Pedagógico de História da Secretaria Municipal de Educação e uma das guias do evento, o que se espera é que a caminhada mostre novos olhares sobre a cidade. “A expectativa maior é da interação das pessoas em compartilhar o vislumbramento de ver a cidade com outros olhos, e ver os locais de outro jeito”, comentou.
A recomendação é que se leve garrafas d’água, protetor solar, bonés e chapéus, óculos escuros e usar sapatos confortáveis para caminhada. Quem tiver crianças de colo, pode levar carrinho no passeio. Caso chova, ainda terá a caminhada e é necessário levar sombrinha ou capa de chuva.
No percurso, os guias abordarão desde a colonização da cidade, falando sobre o colonizador inglês, a planta da cidade, como foi a imigração dos japoneses e turcos para o município e também será falado sobre os indígenas e os negros. O percurso tem seis paradas, e tem a rota inspirada no projeto Conhecer Londrina, da Secretaria Municipal de Educação. Este projeto tem como objetivo ensinar para as crianças de escolas municipais a história de Londrina através da visita de pontos turísticos. A diferença para a caminhada é que os alunos fazem o percurso a pé e também de ônibus.
Para participar é preciso entrar no site http://www.londrinape.blogspot.com.br/ e se inscrever, colocando nome completo, telefone e e-mail. Não há limite de vagas. Será apenas um grupo, mas caso muitas pessoas compareçam, a turma será dividida entre os guias.
Foto: Luiz Jacobs