Londrina, berço da Fórmula Fusca, sedia etapa eletrizante da categoria
A prova, realizada no último fim de semana, teve autódromo lotado para conferir o desempenho dos pilotos da Fórmula Fusca e Fórmula Truck
Em sua terceira etapa da temporada e, também, de sua breve história, a Fórmula Fusca desembarcou em Londrina, mais uma vez junto da Fórmula Truck. A cidade, por sua vez, é considerada o berço da categoria, já que sedia sua base operacional e administrativa, além de abrigar vários pilotos e equipes.
A etapa, que tinha cara de tira-teima nas duas categorias do campeonato, tanto na classe AP quanto na EA, na pista foi um pouco diferente dos prognósticos. Pela categoria AP, nas duas provas anteriores, os domínios se alternaram entre Enzo Ranieri, vencedor das duas baterias da primeira etapa, e a dupla do Speed 45, Maicon Tumiate e Marcelo Tizzot, vencedores das duas corridas da segunda etapa em Campo Grande.

Mas em Londrina prevaleceu a juventude de Enzo frente à experiência da dupla Maicon/Marcelo, o que deixou o campeonato totalmente aberto para a última etapa, com 18 pontos de diferença e mais de 80 pontos em disputa.
Na categoria EA, com os carros equipados com motorização EA-111, as duas corridas tiveram vitórias inéditas: Renan Procópio, que substituía seu tio Neno Oliveira excepcionalmente nesta etapa, e Rafael Iasbek, que fez uma prova incrível, largando em último na segunda corrida, após problemas na primeira bateria.
Ponto para a emoção fora e dentro da pista que a Fórmula Fusca proporciona, quando um pai de 70 anos faz sua estreia na categoria ao lado de seus dois filhos. Walid Val retomou a direção de um carro de corrida que havia deixado há 30 anos, junto de seus dois filhos que participam da categoria, João Val e Walid Val Junior, que fez dupla com o pai no mesmo carro.
O momento família da etapa ainda se estendeu ao público, com o autódromo completamente lotado, marca constante nas etapas da Fórmula Truck, e a facilidade de acesso que a categoria proporciona deixa tudo mais divertido.
Os pilotos ressaltaram como é bom essa aproximação e todo esse carinho que vem de fora. “Só hoje acho que já coloquei mais de 50 crianças dentro do meu carro. Espero que algumas tomem gosto e sejam futuros pilotos”, disse o gaúcho Moacir Fighera.

Perguntado em entrevista sobre o porquê de tanta curiosidade do público com os “fusquinhas”, Fabio Greco, promotor da categoria e também piloto, deu a sua visão para essa proximidade. “Ao menos da minha geração em diante, todo mundo tem alguma história com o Fusca, seja a família que teve um, ou um tio, ou um avô, um amigo. Ou aprendeu a dirigir em um Fusca. Quase todo mundo já andou em um Fusca, então essa identidade, essa referência se mostra presente quando estamos no fim de semana de corrida; gera atenção, comoção, carisma. E a hora que eles veem os ‘fusquinhas’ passando a quase 180 km/h desperta ainda mais a curiosidade e o respeito”, avaliou.
Olhando para o futuro, o final de semana também foi importante para a categoria, que oficialmente reafirmou a parceria com a Fórmula Truck, confirmando a temporada de 2026 junto à maior categoria de caminhões do mundo. São cinco etapas confirmadas para o próximo ano, em quatro estados brasileiros.
O gestor da categoria, Marcos Romera, deu mais detalhes sobre os preparativos para a próxima temporada. “Reafirmando esta parceria, seguimos nossos planos e metas à risca, que eram as quatro etapas do primeiro ano, cinco etapas em 2026 e prevendo seis etapas para 2027, acrescentando novas pistas, possibilitando acesso a novos pilotos e equipes e tendo cada vez mais identificação com o público”, detalhou.
Sobre a etapa de Londrina, Romera afirmou que certamente já é um marco na breve história da categoria. “Neste final de semana tivemos a estreia de três novos pilotos, consolidamos os planos para o próximo ano, em que vamos estar em novos autódromos, tivemos uma procura imensa de interessados em participar, estreitamos apoios e patrocinadores para 2026 e tivemos uma aproximação do público muito maior do que podíamos imaginar. Só temos a agradecer à Fórmula Truck e a todos que fazem essa categoria, especialmente as figuras de Gilberto Hidalgo e Roberto Cirino, que acreditaram com a gente nesse ousado projeto, que já colhe frutos”, ressaltou.
O próximo encontro e decisão do campeonato será em Santa Cruz do Sul, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com as duas classes da Fórmula Fusca completamente em aberto e expectativa de decisão na última volta da última corrida. Com 83 pontos possíveis por etapa, a Fórmula Fusca Brasil segue com vários candidatos ao título em ambas as categorias até a última prova.
Pódios da 3ª Etapa – Londrina
Corrida 1 – AP
1º Enzo Ranieri
2º Roberto Pereira
3º Fabio Greco
Corrida 1 – EA
1º Renan Procópio
2º Cristiano Canto
3º Gustavo Bonesi
Corrida 2 – AP
1º Enzo Ranieri
2º Marcelo Tizzot
3º Rodrigo Baldibia
Corrida 2 – EA
1º Rafael Iasbek
2º Renan Procópio
3º Caio Mahana
Classificação do Campeonato (AP):
1º Maicon Tumiate/Marcelo Tizzot – 219 pontos
2º Enzo Ranieri – 201 pontos
3º Rodrigo Baldibia – 179 pontos
Classificação do Campeonato (EA):
1º Ruderson Silva – 196 pontos
2º Cristiano Canto – 186 pontos
3º Neno Oliveira – 150 pontos
A Fórmula Fusca conta com patrocínio da Speedmax Pneus e apoio da Brazilian Racing, Bateria Impact e Starling Design. E o Autódromo Internacional Ayrton Senna é gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Texto: Assessoria de Imprensa da Fórmula Fusca – GRECOM




