Destaques

Prefeitura inicia substituição da rede de transmissão de dados

Contrato de serviço foi firmado com a Sercomtel; as mudanças para cabeamento de fibra óptica iniciaram em dezembro

 Contrato de serviço foi firmado com a Sercomtel; as mudanças para cabeamento de fibra óptica iniciaram em dezembro

A Prefeitura de Londrina assinou, neste mês de dezembro, a primeira ordem de serviço referente ao contrato para instalação e manutenção de links de comunicação de dados pela Sercomtel, para a rede pública municipal. O atual sistema de comunicação será substituído por cabos de fibra óptica, em 284 dos 349 pontos de rede utilizados, no prazo de um ano. Com o documento, a Sercomtel começou o trabalho de planejamento técnico, adequação e instalação de links de comunicação de dados em 24 pontos da rede pública municipal.

Os primeiros 24 links estão sendo instalados em pontos distribuídos nas secretarias municipais de Saúde, Política para as Mulheres, Gestão Pública, Defesa Social, e Planejamento, Orçamento e Tecnologia. O trabalho começou com a colocação de dois pontos concentradores na Prefeitura, que farão a recepção de todos os dados. O prazo para conclusão desta etapa é de 120 dias.

Segundo o diretor da Tecnologia de Informação, Edvaldo de Alcântara Oliveira, esta é a primeira fase para a modernização da rede da Prefeitura, conforme o projeto Londrina Digital. “O programa prevê a substituição de toda a rede na área urbana, adaptando essa infraestrutura à demanda existente. Estes primeiros links a serem substituídos são, em sua maioria, da Secretaria Municipal de Saúde. Por meio desses links de fibra óptica, com velocidade dedicada, os serviços municipais vão contar com uma rede ágil e mais eficiente”, explicou.

Contrato de serviço foi firmado com a Sercomtel; as mudanças para cabeamento de fibra óptica iniciaram em dezembro

Sercomtel – Conforme o contrato assinado em outubro de 2015, em um ano a Sercomtel fará a interligação de 349 pontos de rede, sendo que 284 pontos receberão a tecnologia GPON, de fibra óptica 100 Mbps dedicado, e os demais, onde ainda não existe viabilidade técnica para a instalação, receberão melhoria no sistema ADSL já implantado.

Segundo o gerente da área de Planejamento e Engenharia da Sercomtel, João Casciola, a tecnologia GPON pode ser definida como a tecnologia de fibra óptica que permite maior transmissão e recebimento de dados através de uma única fibra. “É uma das tecnologias de transmissão de alta velocidade que mais tem atraído atenção do mercado das telecomunicações sendo a mais indicada em soluções voltadas a clientes corporativos que exigem uma maior largura de banda”, disse.

O engenheiro explicou, ainda, que esta interligação virtual vai resultar em melhorias na prestação do serviço público e mais agilidade no atendimento ao cidadão.Com as mudanças da rede, os serviços municipais estarão conectados na velocidade de 100 Mbps. Diversos setores e órgãos municipais serão beneficiados, como escolas municipais, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), secretarias municipais, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), câmeras de videomonitoramento da Guarda Municipal, entre outros.

A iniciativa da Prefeitura de interligar a rede de dados utilizando tecnologia de fibra óptica com velocidade de 100 Mbps, nesta escala, é pioneira no Brasil entre cidades do mesmo porte. O processo vai aumentar em quase 100 vezes a capacidade de transferência de dados, permitindo que os acessos de todas as unidades estejam em uma única rede, centralizada no datacenter da Prefeitura.

 

Fotos: Luiz Jacobs

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos