Novo espaço da Economia Solidária gera divulgação dos produtos

Itens de artesanato, confecções e alimentos são comercializados na Casa da Economia Solidária Café e Arte, inaugurado no final de novembro
Desde que foi inaugurada, no final do mês de novembro, a Casa da Economia Solidária Café e Arte tem sido um sucesso. Localizado na Praça 7 de Setembro, na esquina da rua Professor João Cândido com avenida São Paulo, o Centro integra o Programa Municipal de Economia Solidária. Ali, são comercializados os produtos dos empreendimentos do Programa, como artesanato e gêneros alimentícios.
O horário de funcionamento do espaço Café e Arte é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Aos sábados, segue o horário de fechamento do comércio central. Também prossegue em funcionamento o Centro Público de Economia Solidária, que fica na avenida Rio de Janeiro, 1.278. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Dentre os integrantes do Programa Municipal de Economia Solidária, que atuam no Café e Arte, está a Tatiana de Souza Gentil, que participa do programa há quatro anos. Junto com o marido, Michel Caperuci Silva, ela integra o grupo Boutique do Doce, e comercializam itens alimentícios na cafeteria.
Segundo Tatiana, a Economia Solidária trouxe mais visibilidade para seus produtos, aumentando também o número de clientes. “Com o programa nós aprendemos muita coisa, e isso traz coragem para alcançar um público maior. Aqui no Café e Arte temos tido um movimento muito bom, com vendas expressivas. Já temos alguns clientes fiéis, que trabalham ou moram na região e frequentam o espaço diariamente. Além disso, nós indicamos para os clientes os produtos do Centro que fica na avenida Rio de Janeiro, e o pessoal de lá indica aqui. É bom para todos que mais pessoas conheçam esse trabalho”, disse.
Para a gerente de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, Nelma Liberato, a comunidade tem recebido muito bem o novo centro de comercialização da Economia Solidária. “O novo local está sendo extremamente bem aceito pela comunidade de uma maneira geral. Pessoas que não são da região central vem para conhecer esse espaço, que é uma nova oportunidade de geração de renda, e promove a visibilidade e divulgação do programa Economia Solidária. É um local muito importante para os empreendimentos, e pelo número de clientes e visitantes, o trabalho está sendo muito gratificante”, analisou.
Nelma explicou que no piso inferior do Café e Arte, são comercializados produtos de artesanato e confecção, como aromatizantes, artigos de decoração para casa, peças de crochê, pijamas, camisetas e roupas íntimas. Já no piso superior, funciona uma cafeteria com itens alimentícios como bolos, tortas, salgados, e café expresso. “Quem deseja comprar um produto sem consumir no local também pode adquirir itens congelados, pães doces e salgados, ou café torrado e moído artesanalmente”, afirmou.
Economia Solidária – O Programa Municipal de Economia Solidária surgiu em 2005. Trata-se de um conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito organizadas solidariamente, de forma coletiva e com autogestão.
A Economia Solidária também trabalha por intermédio de Oficinas Solidárias, Assessoria, Capacitação Técnica e de Gestão, e de Investimento Solidário. Além destes, possui parcerias com o Programa do Voluntariado Paranaense de Londrina (Provopar-Londrina), universidades e organizações de apoio e fomento à Economia Solidária. Seu público-alvo engloba famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social.
Os produtos de empreendimentos da Economia Solidária podem ser adquiridos em espaços fixos e feiras itinerantes, com um calendário para o ano todo em diversos pontos da cidade.
Serviço:
Centro Público de Economia Solidária
Endereço: avenida Rio de Janeiro, 1.278, esquina com avenida J.K.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Casa da Economia Solidária Café e Arte
Endereço: Praça Sete de Setembro, esquina com a rua Professor João Cândido e avenida São Paulo.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. No sábado, segue o horário do comércio central (8 às 13 horas ou 8 às 18 horas).
Fotos: Vivian Honorato




