Município realiza prova para residência em Medicina de Família e Comunidade
Processo seletivo acontece no próximo domingo (10) e vai selecionar seis candidatos; curso inicia em março e terá duração de dois anos
No próximo domingo (10), das 14 às 18 horas, a Prefeitura de Londrina realiza a primeira etapa do processo seletivo para os candidatos a Residência em Medicina de Família e Comunidade. Trata-se de uma especialização na área médica, reconhecida pelos ministérios da Educação e da Saúde para ser desenvolvida pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde. A prova objetiva e entrega de documentos acontece no Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul), avenida Duque de Caxias, 1290, Jardim Londres.
O portão de acesso ao local de realização da prova será aberto às 13 horas e fechado às 13h45, observado o horário de Brasília. Mais detalhes sobre o teste podem ser obtidos no endereço eletrônico da Fundação de Apoio à UNESPAR, Campus de Paranavaí, que está executando a primeira fase do processo de seleção, http://www.fundacaofafipa.org.br.
Além da prova, o processo seletivo terá uma segunda etapa, de análise de currículo. Ao todo, dez candidatos participam do processo de seleção, para o preenchimento de seis vagas. Os médicos residentes receberão bolsa de estudo, pelo Ministério da Saúde, no valor de R$ 3 mil. O curso inicia-se em março deste ano e terá duração de dois anos, com aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas irão acontecer duas vezes por semana, no período noturno.
A carga horária será de 60 horas por semana e o campo de aprendizagem serão os serviços próprios da Prefeitura, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidade de Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.
Além disso, no segundo ano de residência existe a possibilidade da integração do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) e hospitais da Zona Norte e Zona Sul, para agregar o conhecimento, aos médicos, sobre toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a assessora médica da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Brum, a formação vai contribuir para que o município conte com profissionais capacitados, que se interessam pela área, contribuindo para a melhoria nos atendimentos.
Foto: Ilustrativa