Saúde realiza Plantão contra a Dengue na região norte
Além de receberem orientação sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, moradores poderão descartar lixos eletrônicos
No próximo sábado (9), a partir das 8h30, os moradores da região norte serão orientados sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, na ação “Plantão contra a Dengue”. No espaço de entrada no supermercado Super Muffato – Saul Elkind, será montado um Ponto de Informação sobre a Dengue (PID), no qual agentes de Endemias e agentes Comunitários irão orientar os clientes presentes no local, com a apresentação de maquete e larvário, sobre a maneira certa de cuidar dos ambientes que possam ser possíveis criadouros do Aedes Aegypti.
Também haverá um Plantão de Informações sobre a dengue na Avenida Saul Elkind, em frente ao supermercado. Além de passarem orientações para a comunidade sobre a prevenção da doença, haverá um ponto de coleta de lixo eletrônico. Os moradores poderão descartar aparelhos de DVD, fax, som, aparelhos e controles de vídeo game, aquecedores, ar condicionado, bateria de celular, celular, computadores, fios, fontes, impressoras, entre outros itens. Também serão aceitos tubos (vidros) de monitores, TVs e CRT, com taxa de R$ 5,00. O ponto de coleta estará disponível das 9 às 17 horas.
Segundo a educadora em Endemias do município, Lucimara Vasconcelos, serão montadas barracas para orientação no local e realizadas abordagens nos semáforos da avenida. O objetivo é chamar a atenção da população em relação ao aumento de infestação do mosquito Aedes Aegypti e número de casos confirmados da doença em Londrina. “Orientaremos sobre a importância de não armazenar objetos desnecessários que possam acumular água e para estarem atentos, com medidas preventivas, aos objetos expostos nos quintais, que possam ser possíveis criadouros do mosquito”, disse.
A ação é uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Controle de Endemias, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maria Cecília, Campos Verdes, Aquiles e João Paz, além da Guarda Municipal, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Associação de Moradores Jardim Leonor, Associação Nacional dos Aposentados, Bombeiros, ONG E-Lixo (Associação dos Recicladores de Lixo Eletroeletrônicos) e Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf).
Fotos ilustrativas: arquivo