Destaques

Conselheiros tutelares tomam posse no domingo (10)

Londrinenses passam a contar com cinco conselhos tutelares na cidade, atendendo a uma recomendação do Conanda

 Londrinenses passam a contar com cinco conselhos tutelares na cidade, atendendo a uma recomendação do Conanda

 

No próximo domingo (10), às 10 horas, 39 novos conselheiros tutelares do município, incluindo suplentes, tomam posse em cerimônia que será realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi (Rua Benjamin Constant, 800, ao lado do Terminal Urbano). No primeiro momento, 25 conselheiros irão atuar em todas as regiões cidade. Todos foram eleitos em outubro de 2015, em um processo eleitoral nacional, para a gestão 2016-2020.

Até chegar a esta última etapa, os conselheiros passaram por diversas fases, como comprovação de experiência profissional, prova de conhecimentos da área e de títulos e avaliação psicológica. Além disso, para realizar os trabalhos de atendimento, os conselheiros irão passar por cursos e treinamento de capacitação continuada.

A secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, destacou que, durante a atual gestão, Londrina ganhou mais dois conselhos tutelares, conforme orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que prevê que a cada a cada 100 mil habitantes haja um conselho tutelar.

Até 2013, existiam, na cidade, três conselhos tutelares. Em 2014, foi implantado o quarto Conselho Tutelar de Londrina, para atender a região oeste. Agora, será implantado o quinto conselho tutelar, para atender a região norte B. Os atendimentos já começam na próxima semana.

Telcia explicou que, devido a implantação do novo conselho, houve uma redefinição das regiões de abrangência de cada um dos conselhos. A partir de segunda-feira (11), as novas regiões de atuação serão colocadas em funcionamento, em período de avaliação. “A partir desta data, iremos divulgar as mudanças para toda a rede de serviços e comunidade”, disse.

Segundo a secretária, para que as mudanças fossem feitas, foi realizada uma análise com diversos indicadores, como populacional, número de crianças e adolescentes nas regiões, indicadores de vulnerabilidade e dados de atendimento dos conselhos tutelares. “A intenção é que o conselho esteja ainda mais próximo da comunidade em que mais atende”, frisou.

Telcia adiantou que haverá dois conselhos tutelares na região norte, uma para atender a região norte A e outra para a norte B. Também um conselho na região oeste; um para atender as regiões sul e rural e outro para atender a região leste e central. “Este último tem sede na região central mas pretendemos mudá-lo para a região leste”, informou.

 

Foto: Vivian Honorato

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos