Novos Conselheiros iniciam as atividades
Profissionais começaram os trabalhos com reunião e atendimento ao público nas cinco sedes dos conselhos tutelares de Londrina
Na manhã desta segunda-feira (11), os 25 conselheiros titulares e seus suplentes eleitos na última eleição iniciaram seus trabalhos junto ao município. A primeira atividade foi uma reunião com a secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica Oliveira e com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos com Magali Batista de Almeida para debater os ajustes de trabalho. Após o encontro na sede do Conselho Tutelar Centro, os profissionais seguiram para o atendimento nas demais sedes.
Os conselheiros tutelares atuarão na gestão de 2016 a 2020 e têm como atribuição o combate à evasão escolar e o atendimento às denúncias de maus tratos e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Também cabe a eles defender e fazer-se cumprir os direitos da criança e do adolescente estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na legislação vigente.
Eles tomaram posse do cargo no último domingo (10), durante uma solenidade realizada no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi e trabalharão em uma das cinco sedes dos Conselhos Tutelares. Segundo a orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), para cada a cada 100 mil habitantes é preciso que haja um conselho tutelar. Por isso, atualmente há a sede do Centro (Rua Belem, 1.275), da região Norte (Rua dos Pintores, 73), da região Sul (Rua Grã Bretanha, 195), na Oeste (Rua dos Pintores, 73, com previsão de mudança para um novo endereço) e outro conselho que atenderá a população da região norte B (Rua do Rouxinol, 239, Waldemar Hauer).
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, para implantar uma nova sede para o conselho foi preciso estudar a área populacional, o quantitativo de crianças e adolescentes na região, indicadores de vulnerabilidade e dados de atendimento dos conselhos tutelares. “Para que a sede, que atenderá a população do norte B, começasse a funcionar hoje, foi preciso fazermos diversos ajustes na área de abrangência de cada conselho, por isso foi necessária essa reunião com os novos empossados, para que eles tenham acesso às mudanças e se integrem dos serviços prestados à população”, explicou Telcia.
Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos, Magali Batista de Almeida, a expectativa é que os novos profissionais possam atender à comunidade com excelência, de forma que a população possa conhecer cada vez mais o trabalho realizado por eles.
Novos conselheiros – A lista completa com os nomes dos titulares e suplentes foi publicada no Jornal Oficial do Município n° 2.898, da última sexta-feira (8). São titulares: Marcia Polvora Aljarilla Ferreira, Rosangela Mendes de Oliveira, José Cesar Ramalho, Mirko Sandro Bressanine, Margarete Cipola, Nathalie Lopes Martins, Patricia Aparecida Cocatto Dias, Sarah Priscilla Valvassori Ferreira, Jaqueline Fernanda Hipolito, Rosangela Alves Ferreira, Juliana Gonçalves Moreno Silva, Fabiana de Lima Bolsok Bueno, Sergio Augusto Valentim, Mariclei Ferro Belchior, Marcelo Vaz do Nascimento, Elizeu Euclides Barboza de Carvalho, Regina Maria da Fonseca Iwamoto, Ana Lucia dos Santos Walichek, Marcio Aurélio Elesbão, Erson Gonçalves, Manoel Carlos Leite da Silva, Carla Cristina Gimenez de Sá, Celia Aparecida da Silva Andrade, Patricia Cristina de Oliveira e Fabio da Rocha Dutra.
São suplentes: Maria Cristina Silva, Anna Carolina Campos Pivaro, Fabiane Souza de Medeiros, Mariana Rodrigues Moreira, Viviane Cristiana Correia Ferreira, Armando de Oliveira Assunção, Adenilton Rosa de Oliveira, Bruna Caroline Dayane Fonseca, Milca Regina Paulino, Eunice Aparecida Afonso Lamim, Daniel Franco, Wilka Elizabeth de Oliveira Ueda, Maria Helena de Souza Gomes e Ivanilde de Souza Ferreira.
Fotos: Luiz Jacobs
mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1813&Itemid=1081