Cerca de três mil pessoas foram orientadas em ações educativas sobre a dengue
Atividades foram desenvolvidas no sábado (9) em supermercados das regiões norte e oeste; também foi coletada uma tonelada de lixo eletrônico
Aproximadamente três mil pessoas foram mobilizadas e receberam orientação durante as atividades de conscientização sobre a dengue realizadas em Londrina, no último sábado (9). Apenas na região norte, mais de 1.500 pessoas foram alcançadas no “Plantão contra a Dengue”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no supermercado Super Muffato da avenida Saul Elkind. A atividade reuniu cinco agentes de endemias e 27 agentes comunitários de saúde da SMS.
No local, foi montado um Ponto de Informação sobre a Dengue (PID), onde os clientes puderam ver maquete e larvário, além de receber informações sobre a maneira correta de descartar lixos e sobre os cuidados necessários com os espaços que possam ser possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Martin, a ação teve resultado positivo e cumpriu o objetivo de passar informações a um bom número de pessoas. “Apesar das chuvas, a receptividade da população foi boa. Por meio da conscientização, esse tipo de abordagem com contato direto contribui para que seja construída uma mentalidade sobre a importância do papel que cada um tem no combate à dengue. Devemos destacar, ainda, o esforço concentrado, a dedicação e o desprendimento das equipes de agentes e de todos os envolvidos na ação”, ressaltou.
Lixo eletrônico – Além da abordagem educativa à comunidade, também foi instalado no local um ponto de coleta de lixo eletrônico. Ao todo, foi coletada uma tonelada de materiais diversos como aparelhos de televisão, computadores, monitores, celulares, DVD, fax, som, aquecedores, ar condicionado, fios, impressoras, ferramentas usadas, entre outros itens.
O “Plantão contra a Dengue” ocorreu através de parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Controle de Endemias, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maria Cecília, Campos Verdes, Aquiles e João Paz, além da Guarda Municipal, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Associação de Moradores Jardim Leonor, Associação Nacional dos Aposentados, Bombeiros, ONG E-Lixo (Associação dos Recicladores de Lixo Eletroeletrônicos) e Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf).
Região oeste – Também no sábado (9), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos jardins Leonor e Santiago, na região oeste, realizaram atividades de orientação sobre a dengue em alguns supermercados de suas áreas de abrangência. Na região da UBS Santiago a ação ocorreu em três supermercados, reunindo mais de 700 pessoas. Nas localidades da UBS Leonor a ação também foi desenvolvida em três estabelecimentos, com aproximadamente 600 pessoas atendidas. Cerca de 24 agentes comunitários de saúde realizaram a abordagem educativa com os clientes, que receberam panfletos e sacos de lixo.
Mais informações podem ser obtidas com o secretário de Saúde, Gilberto Martin, pelo telefone 3372-9889