Destaques

Desfile de 7 de setembro tem recorde no número de grupos participantes

Estiveram presentes cerca de 85 grupos, 40 a mais do que no anterior, que contou com 45 grupos, representando um aumento de 89%; 6 mil pessoas desfilaram

No último domingo (7), a avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste) se transformou em um grande palco de patriotismo e cultura com o Desfile Cívico-Militar-Cultural em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O evento marcou o encerramento da Semana da Pátria e bateu recorde de participação: foram 85 grupos e cerca de 6 mil pessoas desfilando, um aumento de 40 grupos em relação ao ano anterior, que somou 45 grupos, o que representa um crescimento de 89%. A média dos anos anteriores era de aproximadamente 50 grupos, formados por instituições, escolas, forças de segurança e organizações da cidade.

Foto: Emerson Dias / NCom

Outro destaque da edição de 2025 foi a participação das unidades escolares municipais. Neste ano, sete escolas marcaram presença, outro aumento em relação à 2024, quando apenas uma participou. Ao todo, 365 alunos de diferentes regiões da cidade desfilaram, representando as escolas municipais Vila Brasil, Carlos Dietz, Anita Garibaldi, Padre Anchieta, Eugênio Brugin, Salim Aboriham e Professora Tereza Canhadas Bertan.

O prefeito Tiago Amaral e o vice-prefeito, Junior Santos Rosa, participaram do desfile, ao lado de outras autoridades. O desfile iniciou às 9h10, com o prefeito fazendo a revista de tropa no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Apucarana, que foi o primeiro grupo a se apresentar. A revista de tropa é um rito formal do Exército Brasileiro em que, historicamente, as autoridades conferiam o preparo das tropas para as batalhas. A participação do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Apucarana foi uma novidade de 2025. O Batalhão levou 30 militares e quatro Viaturas de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani.

Foto: Emerson Dias / NCom

O prefeito Tiago Amaral ressaltou que a cidade de Londrina respeita muito as forças de segurança e os militares. “O 7 de Setembro carrega uma simbologia especial, pois é por meio da imagem, da força, da capacidade de defesa e do cuidado com o cidadão que demonstramos nossa fidelidade à pátria, à bandeira e ao país. Estou muito feliz porque a cidade de Londrina, de fato, tem isso em seu espírito, em seu DNA. Esse é um dos maiores desfiles que já tivemos e contamos com a presença do 30º Batalhão de Apucarana que voltou a participar. Para nós é um momento de muita alegria, ver as crianças e as escolas participando e entendendo a importância disso”, afirmou.

Foto: Emerson Dias / NCom

A secretária municipal de Educação, Vânia da Costa, destacou que o Desfile de 7 de setembro foi um momento muito importante para a educação e, principalmente, para a cidade de Londrina. “Conseguimos trazer 85 grupos e mais de 6 mil participantes que estavam representando essas entidades. Nesse ano, nós tivemos a grata surpresa deste grande número de entidades porque, nos anos anteriores, houve uma participação menor, principalmente em 2024 que contou com 45 grupos. Nós tivemos uma variedade de público que representou Londrina e a Educação fez esse desfile com toda a sua equipe. Nós primamos pela organização, pela disciplina, e foi um momento maravilhoso. Todas as pessoas presentes puderam vivenciar um momento cívico, cultural e, principalmente, o resgate de valores de cidadania”, apontou.

O secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca, disse que a participação da Cultura ao lado da Educação e do militarismo, no desfile, reforça a essência do civismo em sua forma mais ampla. “Enquanto as escolas representam o futuro e o conhecimento, e as forças armadas simbolizam a ordem e a soberania, a cultura traz a identidade, a diversidade e a memória coletiva da cidade. Envolver a cultura em um desfile cívico é fundamental para mostrar que o patriotismo não se resume apenas à disciplina militar, mas também ao reconhecimento das nossas raízes, tradições e expressões artísticas. É a união desses três pilares que torna o ato cívico mais inclusivo, educativo e representativo de toda a sociedade londrinense. Foi um grande desfile e significativo, que contou com milhares de pessoas entre participantes e expectadores”, enfatizou.

Tenente Kataoka, prefeito Tiago Amaral e Oezir Kantor durante a revista às tropas. Foto: Emerson Dias / NCom

Uma das participações mais marcantes do desfile foi a do membro benemérito do Exército Brasileiro, Oezir Marcelo Kantor, um dos civis mais condecorados pelo Exército no país. Com 91 anos, Kantor fez questão de percorrer a pé a Avenida Leste-Oeste até chegar aos grupos que dariam início ao desfile. “O 7 de Setembro é uma data de grande importância no Brasil, pois marca a declaração de independência em 1822, quando Dom Pedro I proclamou a liberdade às margens do Rio Ipiranga. Representa o rompimento com Portugal e a construção de uma nação soberana, sendo um marco fundamental da história do país. Londrina mantém a tradição de celebrar essa data com o desfile, este ano com destaque para os carros de combate Guarani e as tropas do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana, cedidas pelo comandante Coronel Ubiratan, e para Tiro de Guerra de Londrina que abrilhantaram o evento. A participação das forças de segurança, escolas e entidades filantrópicas foi marcante, e foi uma honra integrar o evento que contou com a presença de autoridades públicas e foi liderado pelo prefeito Tiago Amaral”, relatou.

O desfile iniciou na esquina da avenida Leste-Oeste com a rua São Luís e terminou na esquina com a rua Mossoró. O trajeto foi de aproximadamente 700m de extensão. Para garantir a segurança dos participantes e do público, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) interditou 32 trechos da avenida.

Foto: Emerson Dias/NCom

Participaram do desfile o Tiro de Guerra de Londrina, Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira, atletas do Londrina Esporte Clube (LEC), 2º Colégio da Polícia Militar do Paraná, 3º Batalhão de Bombeiro Militar, Banda Marcial Marcelino Champagnat, 2ª Cia da Polícia Rodoviária Estadual, 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Paraná, Guarda Municipal, Policial Civil, Polícia Penal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Salva vidas Central de Transplantes, Sindicatos de Trabalhadores de Aplicativos, Transporte Escolar, Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), Aventureiros do Amanhecer, Brasil Soka Gakkai, Clube Monarquista, entre outros grupos.

A parte musical ficou por conta da Orquestra de Metais de Londrina (OML), com a com a execução do Hino Nacional e do Hino da Independência. O projeto da OML conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Guarda Mirim de Londrina e do Colégio Marcelino Champagnat.

O Desfile Cívico-Militar-Cultural de Londrina é uma realização da Prefeitura, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Conta ainda com apoio das secretarias municipais de Cultura e de Defesa Social, e da Polícia Militar.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos