Escola da região leste realiza XIII Mostra Cultural com o tema Escritores Brasileiros
Exposição reúne produções de cerca de 350 estudantes, de crianças pequenas até alunos da EJA; também haverá apresentações culturais e musicais
Na manhã deste sábado (20), a Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro, no Jardim Eldorado, região leste de Londrina, promove a 13ª edição de sua Mostra Cultural anual. Com o tema “Escritores Brasileiros”, o evento começa às 9h, quando estarão abertos os portões da unidade localizada na rua Pitágoras, 130, recepcionando as famílias e a comunidade escolar. O público poderá percorrer as áreas de exposição a partir das 10h, desde a entrada da escola até as salas de aula, passando por corredores, paredes e portas decoradas com centenas de trabalhos produzidos pelos alunos.

Depois, os convidados terão a oportunidade de ir até a quadra esportiva, onde alunos do 4º e 5º anos apresentarão um teatro baseado na história da Princesa Barulhinho, abordando a prevenção do bullying. Por sua vez, a Educação Infantil preparou uma apresentação musical focada na importância da leitura e da imaginação, e ainda haverá um momento com música sobre a paz e cultura de paz com o Ensino Fundamental.
A exposição ficará aberta aos visitantes até 11h30. Em 2025, a mostra reúne materiais criados pelos cerca de 350 estudantes matriculados na escola, abarcando todas as faixas etárias, desde a educação infantil (P4 e P5) e ensino fundamental (1º ao 5º ano), até Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse universo inclui uma turma de TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento). Os TGD envolvem distúrbios relacionados a comprometimentos ou limitações em funções básicas de sociabilidade, comunicação, linguagem, comportamento e desenvolvimento cognitivo.
Cada turma, agregando os turnos da manhã e da tarde, trabalhou em um projeto dedicado a um autor da literatura brasileira, organizados assim: P4 (Mary França); P5 (Ana Maria Machado); 1º ano (Ruth Rocha); 2º ano (Ziraldo); 3º ano (Elias José); 4º ano (Cecília Meirelles); 5º ano (Monteiro Lobato); EJA (Carolina Maria de Jesus).
Os professores ajudaram a coordenação da escola no fechamento do tema da Mostra, definida em reunião pedagógica no começo do ano. O planejamento ocorre com antecedência para que cada turma consiga desenvolver suas atividades em consonância com o currículo escolar, explorando diferentes linguagens e expressões artísticas. No ano anterior, o tema foi resgate cultural dos 90 anos de Londrina.

Uma das coordenadoras pedagógicas da E.M Professora Maria Irene Vicentini Theodoro, Érica Taritha Pacixnek Corrêa, contou que para cada escritor selecionado foram produzidos trabalhos de leitura, escrita, interpretação de texto, gêneros textuais, biografia e trabalhos manuais. “Em sala de aula, no desenvolvimento dos projetos, as atividades também contemplaram contação de história na tenda da escola, proporcionando experiências de leitura lúdicas e envolventes. O tema escritores brasileiros proporciona um aprendizado rico, inclusivo e repleto de criatividade”, citou.
A educadora contou que os alunos demonstraram alto engajamento e interesse nos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, participando ativamente e colaborando entre si. “Eles compartilharam suas ideias e se dedicaram com entusiasmo. O envolvimento das famílias também foi muito positivo, apoiando as crianças na preparação dos materiais e incentivando a realização das atividades, o que fortaleceu o vínculo entre escola e comunidade”, disse.
Quanto à qualidade dos resultados, Corrêa acrescentou que os trabalhos refletem cuidado, dedicação e aprendizagem significativa, permitindo apresentações para a mostra que evidenciam o esforço dos alunos e o acompanhamento das famílias.
Para Patrícia Carvalho, também coordenadora pedagógica da escola, a mostra cultural traz uma beleza singular para a unidade. “No decorrer do ano, os alunos pesquisaram, se aprimoraram e estudaram seus autores, mergulhando na riqueza da literatura nacional. Assim, além de toda a beleza e da vivência cultural que uma mostra proporciona, estamos também trabalhando o patrimônio imaterial, mostrando às crianças que a nossa cultura é fruto do nosso povo, da nossa história”, comentou.




