Victória Barbosa disputa 3ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo em João Pessoa
A paratleta londrinense compete em um dos principais campeonatos nacionais, que soma pontos para os rankings brasileiro e internacional
A paraciclista Victória Barbosa embarcou nesta semana rumo a João Pessoa, na Paraíba, onde disputa a 3ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo de Estrada 2025, nos dias 20 e 21 de setembro. O campeonato reúne ciclistas de todo o país e soma pontos importantes para o ranking nacional e internacional da modalidade.
Organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Federação Baiana de Ciclismo (FBC), a Copa Brasil é um dos principais eventos do calendário nacional e reúne atletas de todo o país.
Apesar da relevância do torneio, a atleta explica que o foco principal está na preparação para o Mundial, que será realizado no Rio de Janeiro no próximo mês. “A expectativa é fazer uma prova tranquila, controlada e consciente. Claro que com um bom desempenho, mas sem ser uma prova-alvo. O foco está no Mundial, então a ideia é ser um pouco mais conservadora aqui para chegar ainda melhor no Rio”, afirmou.
Mesmo com esse planejamento, a atleta destaca a importância da Copa Brasil. “É um campeonato que movimenta todos os atletas nacionais e também pontua para o ranking internacional. Estou brigando pela liderança e os pontos da Copa com certeza vão fazer diferença”, destacou.

Na temporada 2025, Barbosa já disputou duas etapas da Copa Brasil. Em Indaiatuba (SP), competindo ainda na classe C2, conquistou o segundo lugar. Na sequência, em Salvador (BA), reclassificada para a C1, foi campeã da etapa. No paraciclismo, as categorias C1 a C5 são destinadas a atletas com deficiências físico-motoras e/ou amputações que utilizam bicicleta convencional, sendo que a diferença entre as classes varia entre o grau de comprometimento.
Sobre o percurso em João Pessoa, Barbosa ressaltou que a etapa exige atenção especial. “É uma prova bastante técnica. Todo mundo já conhece o trajeto, então a gente monta a estratégia em cima disso, mas sempre pode ter algo novo. Além disso, é um lugar muito quente, e os cuidados com hidratação e alimentação são fundamentais”, frisou.
Depois da disputa da Copa Brasil, o próximo desafio da paraciclista será o Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista Paralímpico, que será realizado no Rio de Janeiro de 16 a 19 de outubro de 2025, no Parque Olímpico. A atleta londrinense é patrocinada pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), programa conduzido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Texto: Thaynara Ribeiro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




