Destaques

Prefeitura fortalece trabalhos de campo contra a dengue

 DengueVHP

Para realizar visitas em todo o município, a equipe do setor de Endemias está trabalhando com o apoio de 315 agentes comunitários de saúde

 

Para intensificar a luta no combate ao mosquito Aedes aegypti em Londrina, a Prefeitura está contando com o reforço dos 315 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de todas as 53 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural do município. Desde o início de fevereiro, os agentes estão mobilizados para dar suporte aos trabalhos de campo desenvolvidos pela equipe do setor de Endemias, composta hoje por 251 agentes efetivos e outros 120 temporários, que foram contratados recentemente via processo seletivo.

Os agentes comunitários estão realizando visitas educativas para orientar a população em todas as regiões da cidade, principalmente nos locais mais críticos quanto aos índices de casos confirmados da doença. Eles estão mostrando aos moradores a maneira correta de prevenção, além de fazer a remoção básica de materiais e recipientes que são possíveis criadouros do mosquito.

“Com a equipe reforçada e mais pessoas indo a campo, o combate à dengue ganha força e é possível aumentar a abrangência da quantidade de imóveis alcançados em um menor período de tempo”, frisou a coordenadora de Saúde do Adulto da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), Juliana de Oliveira Marques.

A coordenadora também ressaltou que, devido ao quadro atual da doença apresentado no município, a prioridade dos ACS, no momento, é o combate à dengue. No entanto, os mesmos continuam desempenhando suas outras funções, conforme a demanda e cronograma que cada UBS possui.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado constantemente diversas ações educativas em Londrina. São mutirões, palestras, carreatas, exposições e visitas a instituições e empresas que têm como intenção conscientizar as pessoas para que seja evitada uma epidemia das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

 

Foto: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos