Cidadão

Usina Cultural e Secretaria de Cultura ofertam oficina gratuita de capoeira para mulheres

Atividade inicia nesta quinta-feira (2) e as aulas vão até fevereiro do ano que vem

Aulas de capoeira exclusivamente para mulheres fazem parte da oficina que começa nesta quinta-feira (2), na programação da Usina Cultural. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla (clique aqui). As aulas serão realizadas em todas as quintas-feiras, das 17h30 às 18h30, na Vila Usina Cultural (Avenida Duque de Caxias, 4.159).

A ação integra a programação do projeto “Pontes de Cultura – engrenagens do futuro”, realizado com recursos do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Londrina.

As aulas de capoeira serão dadas pela professora Dani Pinguim, capoeirista e idealizadora do Muruca – Mulher, Resistência e União na Capoeira, encontro feminino que já teve duas edições em Londrina. “A oficina será exclusivamente para mulheres e a capoeira será usada como ferramenta de transformação pessoal e social, em busca do empoderamento feminino”, comentou a professora.

Com uma trajetória marcada pelo ativismo, ensino e criação de espaços para mulheres na roda, Dani Pinguim atua para fortalecer a presença feminina na capoeira por meio da troca, do cuidado e da coletividade. Segundo ela, sua missão é promover uma capoeira mais justa, inclusiva e representativa.

A professora de capoeira explicou que as aulas serão adaptadas para diferentes níveis de experiência das participantes, com foco no desenvolvimento físico, emocional e cultural. Haverá troca sobre a história e as tradições da capoeira, explorando suas raízes na cultura afro-brasileira, entre outros recortes.

Cinema comunitário – Amanhã (2), começa também o curso “Produção Audiovisual Comunitária”, com Fagner Bruno de Souza, jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF) do Rio de Janeiro. O curso é voltado para registros culturais comunitários, incluindo técnicas de filmagem e edição. “Teremos momentos práticos e teóricos para trabalhar a temática do cinema comunitário popular”, explicou Souza.

Fagner Bruno de Souza é coordenador das Oficinas de Cinema Popular e da Mostra de Cinema Negro de Londrina. É pesquisador na área de exibição cinematográfica com enfoque no movimento cineclubista brasileiro. Ele pesquisa, também, as relações raciais e racismo ambiental junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UEL. É integrante do Coletivo de Cinema Negro (Cocine) de Londrina.

O curso “Produção Audiovisual Comunitária” integra o projeto “Pontes de Cultura – engrenagens do futuro”, realizado pela Usina Cultural, com recursos do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

A Usina Cultural tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:

“Capoeira para mulheres”, com Dani Pinguim

Início: 02/10/2025 | Término: 26/02/2026

Data: Todas as quintas-feiras

Horário: 17h30 às 18h30

Local: Vila Usina Cultural, avenida Duque de Caxias, 4.159

Inscrições gratuitas Sympla: https://encurtador.com.br/iFsj4

“Produção Audiovisual Comunitária”, com Fagner Bruno de Souza

Início: 02/10/2025 | Término: 26/02/2026

Data: Terças e quintas-feiras

Horário: 19h às 22h
Local: Vila Usina Cultural, avenida Duque de Caxias, 4.159

Inscrições gratuitas Sympla: https://encurtador.com.br/lVS9o

Texto: Assessoria de Imprensa Usina Cultural

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos