Londrina conquista medalhas inéditas nos Jogos de Integração do Idoso
Conquistas vieram no handebol por zona e na dama; Jogos foram realizados até esta segunda-feira (6), em Guaratuba
A comitiva londrinense de 26 atletas retornou da Série Prata dos Jogos de Integração do Idoso (JIIDO) com medalhas em modalidades coletivas e individuais. A competição, iniciada na última quarta-feira (1º), foi concluída nesta segunda (6), em Guaratuba, no litoral do Paraná.

Nesta edição, Londrina garantiu conquistas inéditas na competição, com o bronze no handebol por zona e na dama. Os jogos têm como propósito incentivar a prática regular de atividades físicas, promovendo saúde, bem-estar e integração social entre pessoas idosas. Em Londrina, os atletas são selecionados pelas equipes eMulti da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a partir dos grupos esportivos mantidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI).
A Série Prata reuniu homens e mulheres com 60 anos ou mais, representando 52 municípios do Estado. “Avaliamos de forma muito positiva a participação de Londrina. Evoluímos bastante em relação ao ano passado, e os resultados apareceram dentro das quadras. O município conquistou duas medalhas, além da quarta colocação em duas modalidades e o quinto lugar em outra. Tivemos vitórias em categorias nas quais, no ano passado, passamos em branco”, celebrou o educador físico da SMS, Edcarlos Vacario.
Ele destacou ainda que os resultados vão além das conquistas esportivas. “Os jogos geram reflexos diretos na saúde e na socialização dos participantes. Recebemos relatos emocionantes sobre o resgate da autoestima, novas amizades e planos de vida renovados. Isso mostra o quanto o trabalho conjunto entre as secretarias envolvidas tem avançado, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar por meio do esporte e do lazer”, concluiu.
Durante a competição, os londrinenses disputaram nove modalidades: dama, dominó, basquete relógio, vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei no escuro, handebol, tênis de mesa e peteca.
Na dama, o bronze foi conquistado por Jorge Valdir Rubbo, de 73 anos, que reencontrou no JIIDO a oportunidade de retomar um antigo hábito. “Foi muito legal poder participar e ainda conquistar uma medalha. Eu não jogava dama fazia muitos anos. Quando soube que teria a modalidade, falei com meu filho e ele me mostrou um jogo de damas no celular. Comecei a praticar assim, algumas semanas antes da competição”, contou.
Rubbo garantiu a medalha em sua estreia no JIIDO, e também participou das provas de basquete relógio, vôlei de praia e handebol.

Já no handebol, a equipe feminina de Londrina garantiu o bronze. A artilheira da equipe, Celita Klepa, de 60 anos, celebrou o resultado com orgulho. “Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa equipe. Conquistar uma medalha em modalidade coletiva é ainda mais especial, porque depende da união de todos. Cada passe e cada defesa contam. Essa vitória é mérito de toda equipe técnica, atletas e da torcida, que nos incentivou a cada aplauso”, compartilhou.
Klepa também foi estreante nos jogos e participou de várias modalidades. “Neste ano, atuei no vôlei câmbio, vôlei de praia, basquete relógio, peteca e handebol por zona. Isso foi excelente, pois o esporte, principalmente nessa faixa etária, trabalha não só o físico, mas também o mental e o social. Ele nos faz resgatar a jovialidade e o prazer pela vida”, completou.
A presença dos atletas londrinenses foi viabilizada por meio da parceria entre a SMS, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Com o encerramento do JIIDO, os participantes seguem com as práticas esportivas nos polos e unidades que já frequentam.
Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




