Cidadão

Caravana “Pactos pela Cultura” realiza oficinas para a elaboração de projetos culturais

O evento ocorre neste sábado (11) em Londrina e visa preparar interessados em inscrever projetos nos editais da Política Nacional Aldir Blanc

Como forma de descentralizar a cultura e levar a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) para os municípios que compõem a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), a “Caravana Pactos pela Cultura” retorna a Londrina, para mais uma etapa de atividades. Desta vez, o foco será a formação para elaboração de projetos culturais, com uma programação que acontece neste sábado (11) a partir das 13h, na Biblioteca Pública Municipal de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413, Centro).

Biblioteca Pública Municipal de Londrina. Foto: Emerson Dias / NCom

O primeiro ciclo da Caravana foi realizado entre agosto e setembro, com o objetivo de mobilizar agentes culturais sobre as políticas culturais federais, estaduais e municipais. Agora, a iniciativa dá início ao segundo ciclo, voltado à capacitação e ao desenvolvimento de projetos culturais, começando por Londrina.

As atividades são voltadas para agentes culturais e todos os interessados em aprender a criar e desenvolver projetos culturais. As inscrições para o encontro podem ser feitas por meio deste formulário.

Segundo o coordenador executivo do Comitê de Cultura do Paraná, Marcelo Pinhatari, a oficina não servirá apenas como apoio àqueles que desejarem se preparar para inscrever projetos culturais nos editais da PNAB. Ele frisou que as atividades enfocarão também as seleções estaduais e municipais, como o Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina (Promic).

A programação contará com três formações: Oficina de Interpretação de Editais, ministrada por Pinhatari; Análise de Formulários, conduzida pela presidente do Instituto Cidadania, Eliacir França; e Oficina de Elaboração de Projetos, com o gestor cultural Valdir “Dentinho” Grandini.

Sobre as dificuldades enfrentadas pelos fazedores de cultura, França destacou que muitos produtores ainda têm dúvidas em relação ao preenchimento dos formulários exigidos pelos editais. “Se não for compreendida a maneira correta de preencher os formulários, dificilmente o agente cultural terá êxito em continuar a elaboração do seu projeto cultural. Por isso, decidimos oferecer essa formação”, afirmou.

Pinhatari salientou que a oficina de interpretação de editais será voltada a artistas e produtores culturais que enfrentam dificuldades em compreender a estrutura e as terminologias desses documentos. “Muitas vezes, a falta de uma leitura atenta pode comprometer a apresentação dos projetos, seja pelo descumprimento de regras, pela perda de prazos ou por erros no preenchimento. A proposta é oferecer um espaço de aprendizado para que os participantes entendam melhor os editais e ampliem suas chances de sucesso nas seleções culturais”, explicou o coordenador executivo.

Caravana Pactos Pela Cultura

Com o investimento de mais de R$ 15 bilhões para financiar a arte e a cultura do Brasil, a PNAB representa o maior volume de recursos destinado a este segmento na história. Por essa razão, a iniciativa do Comitê de Cultura do Paraná tem o propósito de promover a integração regional e aproximar os gestores públicos da sociedade civil no planejamento e execução da Política Nacional Aldir Blanc.

“A caravana é pensada para promover o diálogo, a colaboração e a troca entre municípios com realidades semelhantes, dando protagonismo aos agentes locais. Dessa forma, o dinheiro da Política Aldir Blanc pode ser usado de maneira estratégica, de acordo com as necessidades e a vocação de cada lugar”, explicou Bruno Vanhoni, coordenador do Comitê de Cultura Paranaense e integrante do Coletivo Soylocoporti.

O Paraná, incluindo o governo do estado e seus 399 municípios, receberá ao todo quase R$ 600 milhões até 2027. “A maioria das nossas prefeituras nunca teve acesso a tantos recursos para investir no setor cultural”, completou Vanhoni.

Comitê de Cultura do Paraná

Instalados em todos os estados do Brasil em 2024 pelo Governo Federal, os Comitês de Cultura têm o papel de facilitar o acesso de artistas e produtores a recursos financeiros e demais políticas públicas, respeitando a nossa diversidade cultural.

No Paraná, o Comitê é liderado pelo Coletivo Soylocoporti, uma organização com 20 anos de experiência. A rede também é formada pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), de Rio Bonito do Iguaçu, e pelo Instituto Cidadania, de Londrina.

Na região norte do estado, o Instituto Cidadania atua com os 22 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar). São eles: Alvorada do Sul, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis e Tamarana.

A última Caravana de Mobilização realizada pelo Instituto Cidadania ocorreu no último sábado (4), no Auditório do Museu do Café, em Ibiporã. Até então, o Comitê passou pelas cidades de Tamarana, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Jataizinho.

Programação da Oficina de Elaboração de Projetos Culturais em Londrina:

13h30 – Credenciamento

14h – Oficina de Interpretação de Editais, com Marcelo Pinhatari

14h30 – Análise de Formulários, com Eliacir França

15h – Intervalo

15h30 – Oficina de Elaboração de Projetos, com Valdir Grandini

16h30 – Sessão de Perguntas

17h – Encerramento.

Texto: Assessoria de imprensa do Instituto Cidadania – Manu Barioni.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos