Economia Solidária lança produtos de Páscoa
Novidade deste ano é a linha de produtos voltados ao público infantil
A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa Municipal de Economia Solidária, lançou, na manhã desta quarta-feira (9), mais uma edição dos produtos de Páscoa, produzidos pelos empreendimentos do Programa. A grande novidade deste ano é o lançamento da linha infantil de ovos de páscoa, com pirulitos de chocolates de personagens do mundo infantil e chocolates coloridos.
Seis empreendimentos estão envolvidos diretamente na produção dos chocolates, produzindo ovos de colher; trufados, com recheio de castanha, nozes, casadinho, maracujá, entre outros sabores; crocantes; bombons; além da tradicional colomba pascal, licores e bolachas.
Aqueles que desejam presentear os amigos e colegas de trabalho podem encontrar boas opções na Economia Solidária, como estojo com bombons, bolachinhas decoradas, pacotinhos de castanha com chocolate, entre outros. Também há opções de decoração e artesanato, como porta ovos de páscoa, almofadas em formato de coelho, panos de prato e enfeites, tudo em motivo de páscoa.
Durante a solenidade de lançamento, a secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica, que representou o prefeito Alexandre Kireeff, disse que o lançamento dos produtos de páscoa é muito importante para os empreendimentos do Programa. “A Economia Solidária trabalha com empreendimentos de pessoas com baixa renda, que se unem para a produção e comercialização, em uma forma diferente de trabalho e geração de renda, com base nos princípios da cooperação, solidariedade e autogestão”, disse.
Ela lembrou que o programa completou 10 anos em 2015, ano em que o Município inaugurou mais um espaço para comercialização dos produtos dos empreendimentos do Programa, a Casa da Economia Solidária – Café e Arte, localizada na Praça Sete de Setembro, esquina com a rua Professor João Cândido e avenida São Paulo. “A Economia Solidária é um dos programas mais relevantes de inclusão social, resgate da dignidade e autoestima de pessoas e famílias”, disse.
A diretora de Proteção Social Básica, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Sandra Nishimura, destacou que o Programa proporciona a inclusão social das pessoas, por meio de um trabalho que oportuniza o desenvolvimento do potencial e habilidades que cada pessoa já possui. Devido ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na última terça-feira (8), Sandra destacou a luta das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho. “Temos diversos empreendimentos no programa e a maioria deles é composto por mulheres, que se unem em uma opção diferente de produzir”, disse.
A presidente do Programa do Voluntariado do Paraná (Provopar-LD), parceiro do Programa, Mildred Bueno, destacou a evolução da Economia Solidária. “Cada vez que eu entro aqui, vejo trabalhos maravilhosos, de pessoas muito talentosas”, disse.
Representando os empreendimentos do Programa, Tatiana de Souza, do grupo Boutique do Doce, ressaltou que a maioria dos trabalhadores dos grupos da Economia Solidária vivem da renda do Programa.
Também participaram da solenidade de lançamento, a representante da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cristiane de Conti Medina; a chefe regional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná, Deise Tokano; integrantes dos empreendimentos do Programa e outros representantes de entidades e secretarias.
Encomendas – Aqueles que desejam fazer as encomendas dos produtos de páscoa podem entrar em contato com o Centro Público de Economia Solidária, no telefone 3378-0434. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Especialmente no sábado do dia 26 de março o local ficará aberto das 9 às 13 horas.
Também é possível fazer os pedidos na Casa da Economia Solidária Café e Arte, localizada na Praça Sete de Setembro, esquina com a rua Professor João Cândido e avenida São Paulo. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas e aos sábados, das 8h30 às 13 horas. O telefone do local é 3378-0423.
Sobre o Programa – Atualmente, integram a Economia Solidária 55 grupos, com cerca de 150 pessoas. São quatro áreas de produção: artesanato, prestação de serviços, alimentação e confecção. O programa abrange, prioritariamente, o público atendido pela Assistência Social.
Fotos: Luiz Jacobs