Cidadão

Londrina brilha na fase estadual do Jogos da Juventude do Paraná

Equipes londrinenses conquistam o topo do pódio no tênis de campo feminino e nas duas categorias do tênis de mesa

Com 3,5 mil participantes, a cidade de Pato Branco recebeu a etapa final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) 2025. Em sua 36ª edição, a competição reuniu estudantes de 14 a 17 anos em disputas organizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte.

A competição, que vai definir os campeões estaduais, será realizada em duas etapas. A primeira delas terminou no último domingo (12) e a segunda vai de 16 a 19 de outubro, movimentando a cidade com disputas de alto nível nas modalidades sub-17 de basquetebol, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Já a ginástica rítmica é disputada por atletas sub-15.

Os Jojups são voltados a atletas das redes pública e privada de ensino, consolidando-se como uma das principais políticas públicas de fomento ao esporte escolar no Paraná.

Foto: divulgação

Todas as delegações que representaram Londrina nos Jojups são projetos selecionados para receber patrocínio da Prefeitura de Londrina por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Tênis de mesa – No tênis de mesa sub-17 ouro, a Associação de Tênis de Mesa de Londrina (Atemel) foi a escolhida para representar a cidade nos Jojups. No feminino, as atletas alcançaram o primeiro e o terceiro lugar no individual geral e foram campeãs na competição por equipes. No masculino, o feito se repetiu, com o time sagrando-se campeão no individual geral e campeão por equipes.

O treinador da Atemel, Willian Kumagai, destacou o desempenho dos atletas em ambas as categorias.”Foi uma sensação muito boa, porque foi na base da superação, na base da garra, mas com todos jogando com muita inteligência. Foram bem gratificantes esses títulos”, frisou.

Foto: divulgação

Tênis de campo – No tênis de campo sub-17 ouro, a Associação Oguido Dojo representou a cidade. O sub-17 feminino foi campeão por equipes após vencer Toledo por 2 a 0, Maringá por 2 a 1 e superar Curitiba na final, também por 2 a 1. Os treinadores da equipe são João Sampaio e Maykon Polskikh (Mike).

Mike destacou o desempenho da equipe durante o torneio e a sensação de dever cumprido. ”Sabíamos da nossa força, do favoritismo e das responsabilidades de, novamente, estar no topo e conseguimos confirmar isso. Devido ao desgaste e lesões, todos os atletas atuaram no torneio enaltecendo a importância do trabalho em equipe”, disse.

Foto: divulgação

Futsal – No futsal feminino sub-17 prata, o Londrina Futsal garantiu vaga na semifinal do torneio após ganhar as três partidas da fase de grupos. No primeiro jogo, a equipe londrinense superou o Dois Vizinhos por 5 a 3. A seguir, ganhou da equipe de Fazenda Rio Grande, por 2 a 1. No jogo que fechou o grupo, o Londrina venceu Foz do Iguaçu por 2 a 1 e garantiu o 1° lugar.

A treinadora do Londrina Futsal, Jayne Borim, destacou o bom desempenho da equipe mesmo com a ausência de várias atletas que foram disputar o Campeonato Brasileiro. “O futsal é muito competitivo, e nos jogos da juventude não é diferente. Então, nós conseguimos alcançar esse primeiro objetivo. Tivemos é claro,uma instabilidade nos jogos, porque se trata de uma categoria de base, mas saímos vitoriosas”, ressaltou.

Na semifinal, a equipe londrinense enfrenta o Arapongas, no próximo sábado (18). “Estamos trabalhando essa semana em cima da equipe do Arapongas, tentando corrigir alguns sistemas, principalmente sistema defensivo, em que a gente teve várias falhas. A expectativa é a melhor possível, até porque teremos o retorno das nossas meninas que estavam no Brasileiro”, disse a treinadora do Londrina.

Foto: divulgação

Basquete – As equipes de basquete feminina e masculina garantiram vaga nas semifinais dos Jojups 2025.

A equipe masculina fechou a primeira fase em segundo lugar do grupo, vencendo dois dos três jogos: superou o Ponta Grossa por 73 a 27, perdeu para Pato Branco por 86 a 54 e venceu Campo Largo por 77 a 39, garantindo a classificação para a próxima fase.

O técnico Arody Silva Correia Neto destacou a entrega do time. “O mais legal é que a gente não tem um destaque individual, o nosso time joga de forma muito coletiva. O sucesso da equipe está justamente nesse trabalho em conjunto, na entrega e no comprometimento de todos”, disse.

Foto: divulgação

Arody menciona foco total para a próxima etapa. “A equipe correspondeu bem ao que foi planejado e alcançou o principal objetivo, que era a classificação. Agora, com a vaga garantida nas semifinais, o objetivo é continuar evoluindo e brigar pelo título da competição”, completou.

A equipe feminina também avançou às semifinais. O técnico Marival Antonio Mazzio Junior comentou sobre o grupo e a competição. “Esse é o nosso time, é um grupo bem novo, sendo que oito meninas têm no máximo 15 anos de idade, mas temos um conjunto forte que acabou se destacando, passando pela fase regional, fase macro e agora estamos na fase final”.

Sobre a próxima fase, ele projetou: “Vamos pegar uma equipe bem complicada, a equipe de Foz do Iguaçu. Vamos tentar fazer um bom jogo contra elas e, depois, tentaremos buscar um espaço na final, tentando trazer uma medalha para Londrina”.

Foto: divulgação

Ginástica Rítmica – Oito ginastas representaram Londrina na equipe sub-15 da ADR Unopar. A técnica da equipe, Haniely Leão, explicou que o grupo foi formado recentemente e conta com algumas atletas mais novas. “Apesar do pouco tempo de preparação, as meninas demonstraram muito comprometimento e conseguiram cumprir todos os objetivos traçados para a competição”, disse.

Ela comentou que o 3º lugar geral refletiu o trabalho do grupo. “As ginastas apresentaram boas séries e evolução durante toda a competição. O destaque da equipe foi a apresentação em conjunto, mostrando o entrosamento e o desenvolvimento da equipe”, acrescentou.

Entre as demais modalidades disputadas, o handebol masculino também garantiu vaga nas semifinais. Já o voleibol masculino, o voleibol feminino e o handebol feminino não conseguiram avançar para a próxima fase, encerrando a participação na competição.

Texto: Thaynara Ribeiro e Luan Chechi, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos