Cidadão

RessoaCine promove exibição gratuita de curtas com jazz ao vivo na sexta (17)

Segunda apresentação do projeto será no Sesc Cadeião Cultural, trazendo trechos de filmes sobre Londrina e clássicos do cinema

O projeto RessoaCine realiza nesta sexta-feira (17), às 19h30, no Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, 52), a segunda apresentação do espetáculo sonoro-visual que propõe um diálogo entre a história de Londrina, do cinema e do jazz. O evento integra o 5º Festival Sesc Cultural Etnias. Depois da estreia concorrida, realizada em agosto, o público agora poderá conferir uma nova edição dos filmes assim como improvisações musicais inéditas realizadas pelo quarteto de jazz Mão Rítmica Azul.

Foto: Ingrid Gonçalves

“Como idealizadora do projeto, foi uma satisfação imensa contar com a casa cheia na estreia. Vale ressaltar que a cada apresentação propomos uma nova experiência para o espectador. Mesmo quem participou da estreia poderá se surpreender”, destacou Angélica Cristtina, responsável pela direção artística do projeto. Ela também realizou o videomapping, técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões e fachadas de edifícios, por meio de software especializado.

O RessoaCine é patrocinado pela Prefeitura, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e conta com apoio do Sesc e do Museu Histórico de Londrina. A iniciativa ainda prevê mais uma apresentação no dia 9 de dezembro, às 19h30, integrando a programação cultural do Sesc e as comemorações pelo aniversário de Londrina. Como contrapartida do projeto, foram realizados no primeiro semestre três ensaios abertos e gratuitos ao público. As entradas para as apresentações são gratuitas.

Com uma proposta estética inovadora e imersiva, o projeto tem como recorte temporal a efervescência do início do século 20. O público vivencia projeções mapeadas com trechos de filmes sobre Londrina do imigrante japonês Hikoma Udihara – registrados de 1930 a 1960 – , e curtas clássicos do cinema mudo de Charles Chaplin e Buster Keaton: The Vagabond (1916), A Busy Day (1914) e The Balloonatic (1923). Já a parte musical será realizada pelo quarteto de jazz Mão Rítmica Azul, formado por Vinícius Lisboa (contrabaixo), Paulo Turazzi (guitarra), Daniel Loureiro (guitarra/flauta) e Ivan Seyr (bateria).

“Participar deste projeto tem sido uma experiência inspiradora. Cada espetáculo é único, proporcionando não só uma releitura dos filmes, mas também uma constante reciclagem do fazer musical. É como se encontrássemos algo novo e surpreendente a cada momento”, observou o contrabaixista Vinícius Lisboa.

Segundo o artista, o que mais cativa no RessoaCine é a capacidade de imersão que ele proporciona aos músicos e ao público. “Tanto pelo mergulho no passado, que ajuda a construir a história da nossa cidade, quanto pela possibilidade de ressignificar o gênero de comédia feita há 100 anos”, frisou.

O guitarrista e flautista Daniel Loureiro pontuou que, para ele, o maior desafio do projeto é manter o foco e a atenção, pelo fato da trilha ser feita em tempo real e em grupo. “Temos que ter atenção plena aos filmes e às ideias que o próprio grupo vai desenvolvendo ali, simultaneamente. E mesmo não sendo improvisações totalmente livres, já que fazemos um mapeamento prévio dos filmes durante os ensaios, ainda assim há abertura para as improvisações ao vivo. Cada performance é única”, concluiu.

O RessoaCine ainda é composto pela seguinte equipe: Luiz Lepchak (curadoria), Luciana Ramin (consultoria), Nathalia Arriero (arte), Bianca Baggio (cenografia), Mari Franco (técnico de som), João Leite (contrarregra), Emilly Kono e Luciana Buratto (produção).

Texto: Assessoria de imprensa do projeto RessoaCine –  Ana Paula Nascimento.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos