Cidadão

Projeto mapeia atuação de mulheridades no Hip Hop de Londrina

Formulário está aberto para participantes de todas as vertentes da cultura Hip Hop

O projeto “Mulheridades no Rap de Londrina: Heranças e Renovações” lançou um formulário de mapeamento das atuações de mulheridades no movimento hip hop da cidade. A iniciativa busca conhecer, valorizar e amplificar às trajetórias das mulheridades que constroem o hip hop londrinense, em todas as suas vertentes: MCs, DJs, B-Girls, grafiteiras, produtoras, pesquisadoras e muito mais.

Foto: divulgação

O formulário está disponível on-line e é destinado a mulheridades envolvidas com a cena hip hop em Londrina. Além do mapeamento, o projeto conta com um site que estará no ar em breve e reúne informações sobre as ações do Mulheridades no Rap, incluindo a história do movimento contada pelo olhar das entrevistadas, com seus relatos, memórias e vivências no curta-documental “Mulheridades no Rap de Londrina: Heranças e Renovações”. O portal também será atualizado com conteúdos exclusivos e as datas das próximas ações, como rodas de conversa e exibições públicas.

“Queremos fortalecer a memória, os vínculos e a atuação das mulheridades no hip hop de Londrina, além de construir pontes para as novas gerações”, comentou a equipe do projeto.

Direção do projeto é de Dan Barbosa. Foto: divulgação

O projeto resultará em um curta-metragem documental sobre as experiências, contribuições e trajetórias das mulheres no rap londrinense. Atualmente em pós-produção, o filme tem estreia prevista para dezembro de 2025. São cinco entrevistadas, de diferentes gerações, que compartilham suas histórias, potências, inseguranças e visões de futuro. O título Heranças e Renovações traduz o encontro entre tempos, territórios e vivências.

A direção é de Dan Barbosa, homem trans, DJ, produtor cultural, arte-educador e agente territorial do Ministério da Cultura. Com raízes na zona leste de Londrina e formação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Dan se dedica à construção de narrativas periféricas e dissidentes, tendo na discotecagem uma forma de resistência, celebração e afirmação de corpos diversos. “Esse filme nasce das minhas vivências, memórias e do desejo de manter viva a história das mulheridades que fizeram e fazem o hip hop acontecer na nossa cidade”, afirmou o diretor.

O projeto “Mulheridades no Rap de Londrina: Heranças e Renovações” é realizado pela DDB7 Produções, produtora independente que atua com arte-educação, cultura de rua e audiovisual, com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), da Secretaria Municipal de Cultura. Conta também com o apoio do Mi Casa Barbearia e bar, Nosso Sebo, Tá pronto Vegan, Polo Velho Oeste e Circus.

Texto: Assessoria de Imprensa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos