Curso “Custos, estoque e precificação” será realizado no Centro de Oficina para Mulheres
A formação é gratuita e ocorre nos dias 5 e 12 de novembro; podem se inscrever mulheres acima de 18 anos residentes em londrina e distritos
Com o objetivo de capacitar mulheres na área de gestão financeira, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), por meio do Centro de Oficinas para Mulheres (COM), está ofertando o curso gratuito “Custos, estoque e precificação”. A formação, que é gratuita, ocorre em duas datas, com início na próxima terça-feira (4). As interessadas devem realizar sua pré-inscrição até o dia do evento, por meio do preenchimento do formulário on-line disponível aqui.
Ao todo, são 15 vagas disponíveis para mulheres acima de 18 anos, residentes na área urbana de Londrina e distritos. As aulas serão na Sala da Mulher Empreendedora (Rua Valparaíso, esquina com Avenida Higienópolis), nos dias 5 e 12 de novembro, das 15h às 17h, totalizando carga horária de 4h.
O curso foi proposto e estruturado por André Sanches, assessor financeiro e instrutor voluntário do COM, que também será o responsável por ministrar as aulas. A ementa do curso prevê abordar de que forma é feita a organização do estoque, o registro dos custos e a precificação de produtos sob a perspectiva da gestão financeira.
Segundo o instrutor, o objetivo é que as participantes compreendam como esses elementos impactam diretamente no resultado financeiro de uma empresa, possibilitando decisões mais conscientes e estratégicas, seja para quem já empreende, para quem pretende abrir um negócio ou para as que trabalham para terceiros. “Estoque e custo é dinheiro da empresa. Isto é, às vezes a empresa pode ter um faturamento ótimo, porém, se não cuidar do estoque e custo, pode vir a ter prejuízo”, explicou.
Ainda, a capacitação também prepara as participantes para analisar indicadores financeiros essenciais para a compreensão da saúde do negócio. “Com o entendimento de como organizar financeiramente esses temas, mais pra frente as alunas poderão compreender sobre indicadores que mostram como está a empresa, como por exemplo giro de estoque, capital social, prazo médio de pagamento ou de recebimento. Isso ajuda muito na tomada de decisão e no planejamento para crescerem”, ressaltou Sanches.
De acordo com a psicóloga da SMPM, Lisnéia Rampazzo, a formação se mostra uma importante iniciativa para as mulheres que desejam se destacar no mercado de trabalho. “A precificação e o balanço são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento, especialmente para as mulheres empreendedoras. A capacidade de definir preços justos e competitivos, além de manter um balanço financeiro saudável, é crucial para garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio”, reforçou.
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), por meio do Centro de Oficina para Mulheres (COM), oferece constantemente palestras, cursos, projetos e oficinas gratuitos, direcionados ao aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento pessoal das mulheres.
Para dúvidas ou mais informações, as interessadas podem entrar em contato pelo número (43) 3378-0002 ou na página do Instagram @sec.mulherlondrina.
Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




