Cidadão

Grupo Triolé apresenta seu novo espetáculo “O último tranco” em Londrina

Apresentações acontecerão neste fim de semana, na Vila Triolé Cultural; a recomendação é para maiores de 10 anos

O Grupo Triolé apresenta seu novo espetáculo “O último tranco”, neste sábado (8) e domingo (9), às 19h, na Vila Triolé Cultural, situada na Rua Etienne Lenoir, 155. Os lugares são limitados e os ingressos gratuitos pode podem ser retirados 1 hora antes do espetáculo. Ao final da apresentação, haverá contribuição espontânea no chapéu. A recomendação é para maiores de 10 anos.

Dirigido pela Mestra Lily Curcio (in memoriam), palhaça argentina, radicada no Brasil, o espetáculo “O último tranco” leva o grupo a se aventurar por ambientes com temática intimista, onde há espaço para alternância entre silêncio e som, riso e emoção.

Divulgação

Envolvidos pela realidade da pandemia e suas consequências, este novo espetáculo do Triolé traz para a cena a temática da morte e seus temas decorrentes, como rituais, memória, saudade. Camadas humanas que são remexidas nos momentos de luto, por vezes enfrentadas como tabus na sociedade contemporânea enquanto poderiam ser tratadas como aspectos básicos da experiência humana, comum a todas as pessoas, de todas as idades, experiências e camadas sociais.

Visando desnudar os conceitos apresentados, de modo a poder apresentá-los de maneira lúdica e transcendental, por meio da linguagem da Palhaçaria, muitas referências foram buscadas de 2020 até sua estreia em maio de 2024. Estudos realizados pelos participantes do projeto mostraram caminhos dentro do campo da Filosofia e demais ciências humanas, passando por aspectos das artes visuais e do estudo musical, tudo caminhando para encontrar os saberes populares da prática circense, dos rituais religiosos e populares.

Sinopse – Em cena, dois palhaços em um espaço de realidade distópica. Uma mistura de laboratório, sala médica, mecânica de carros, que se espalha desde o ambiente até o figurino das figuras. Ao centro da cena, sobre uma mesa com lençol branco, o corpo-objeto da despedida, fonte do desespero e causa do pranto dos palhaços Lambreta e Mereceu, que em meio aos sentimentos comicamente expostos, elaboram os rituais necessários, ou não, para a realização da devida despedida.

Lambreta e Mereceu se deparam com o inevitável, com a única certeza da vida. “Porque tudo o que é vivo, morre”, como diria Chicó nas palavras escritas por Suassuna. De frente à morte, o que nos resta fazer? Entre cerimônias e solenidades, ritos e rituais, os dois palhaços descobrem na relação da dupla a maneira própria de se despedir ou de se encontrar com o amigo que partiu, ou melhor, não deu partida.

Sobre o Triolé – Em 2025, o grupo Triolé completa 15 anos com quatro espetáculos em repertório e tem a característica de atuar em espaços descentralizados e com pouca atividade artística, sempre com foco na palhaçaria. Em 2025, circulou com “O último tranco” pelas cidades de Londrina, Maringá, Curitiba e Jacarezinho. Entre março e abril de 2024, realizou 60 apresentações do espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?”, primeiro espetáculo do grupo, criando em 2010, em cinco cidades paranaenses, incluindo Londrina e para um público de mais de 20 mil crianças.

A Vila Triolé conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Texto: Assessoria de imprensa do grupo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos