Cidadão

Violência obstétrica é tema de reunião

O encontro contou com a participação da doula e conselheira municipal dos Direitos da Mulher, Marília Mercer

 

reunião violência obstétrica1A violência obstétrica foi tema de reunião da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual contra a Mulher, realizada nesta sexta-feira (15), no auditório da Associação Médica de Londrina. O debate, promovido pela Secretaria Municipal de políticas para as Mulheres, contou com a contribuição de Marília Mercer, doula e conselheira municipal dos Direitos da Mulher, que abordou a temática a partir da perspectiva das experiências das mulheres na vivência da maternidade.

O objetivo do debate foi caracterizar a violência obstétrica, refletir sobre as condições em que ela ocorre e seus impactos sobre a saúde das parturientes e de seus bebês. A reunião resultou na criação de um Grupo de Trabalho com integrantes da Rede para dar continuidade às discussões e encaminhamentos para a resolução das demandas apresentadas em relação ao tema com vistas à melhoria da qualidade da assistência obstétrica no Município e garantia dos direitos reprodutivos das mulheres.

A gerente da Casa Abrigo Canto de Dália, Sueli Galhardi, contou que na reunião, durante a apresentação dos serviços da Rede, foi falado sobre o trabalho realizado em Londrina pelo Conselho Tutelar. “A discussão foi encaminhada pelo conselheiro Mirko Bressanine que falou sobre a finalidade e atribuições do Conselho e destacou o papel fundamental dos profissionais que atuam na rede de serviços socioassistenciais, na identificação e correto encaminhamento dos casos de violência e violação de direitos de crianças e adolescentes.”reunião violência obstétrica2

Sueli ressaltou ainda que no debate os integrantes da Rede reiteraram a importância da articulação entre as políticas e os diversos serviços destinados ao atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e violência.

A reunião contou com a participação de doulas, gestores, pesquisadores e profissionais da saúde e áreas afins. Também participaram, representantes de diversas organizações e serviços municipais e estaduais como hospitais, unidades básicas de saúde, serviços da área da segurança pública, da justiça e de atenção às mulheres em situação de violência, entre outros.

As reuniões da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual contra a Mulher acontecem nas terceiras sextas-feiras do mês, no período da manhã, na Associação Médica de Londrina, Avenida Harry Prochet, nº 1.055.

 

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos