Encontro reúne terapeutas comunitários de Londrina e região
Participaram da atividade profissionais de Apucarana, Jandaia do Sul e Jacarezinho
Foi realizado nesta sexta-feira (15), no auditório do Parque Arthur Thomas, o segundo encontro de 2016 dos profissionais que integram o Programa de Terapia Comunitária Integrativa. O programa, desenvolvido pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), tem como finalidade ampliar a interação dos terapeutas envolvidos nas atividades e aprimorar os serviços oferecidos aos servidores e à população.
Participaram da reunião de hoje cerca de 40 pessoas, incluindo os terapeutas comunitários de Londrina e profissionais que foram capacitados no Município, vindos das cidades de Apucarana, Jandaia do Sul e Jacarezinho. Foi realizada uma Oficina de Autocuidado, uma conversa sobre conteúdos a serem trabalhados nas práticas durante o ano, além de uma roda de terapia para que os profissionais possam compartilhar suas experiências.
Segundo a coordenadora da Terapia Comunitária Integrativa, Jucelei Pascoal Boaretto, os encontros são importantes para garantir a eficácia dos serviços desenvolvidos pelos terapeutas no Município, e também uma oportunidade para que eles usufruam dos benefícios trazidos por essas atividades.
O Programa de Terapia Comunitária Integrativa existe desde 2002, e inclui Rodas de Terapia Comunitária com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O ambiente proporciona mais valorização aos servidores e às pessoas da comunidade. A intenção é promover os encontros de terapeutas comunitários a cada dois meses. O próximo está programado para ocorrer em junho.
Atendimentos – A Terapia Comunitária Integrativa foi premiada, em 2014, no Concurso Prêmio InovaSUS, promovido pelo Ministério da Saúde. O programa foi premiado pela atividade Oficinas de Autocuidado, que teve inicío em Londrina em setembro de 2014. Em 2015, as oficinas atenderam mais de 600 servidores municipais das aréas de saúde, educação e mulher, tendo realizado 36 encontros nesse ano. Também foram realizadas 192 Rodas de Terapia Comunitária, com 3.191 participações de usuários do SUS.
Foto: Vivian Honorato




