Parceria entre Prefeitura e Hospital Vida vai apoiar reinserção de pacientes no mercado de trabalho
Secretaria do Trabalho levará qualificação profissional e construirá fluxo de atendimento personalizado para os pacientes da Instituição
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) e o Hospital Vida, firmaram uma parceria de inclusão profissional nesta segunda-feira (8), na sede da instituição. Pelo projeto, será criado um fluxo de atendimento personalizado para pacientes que passem pelo Centro de Inclusão Digital do Hospital, inaugurado hoje, e estejam em condição de buscar a reinserção no mercado de trabalho.

A parceria prevê a cooperação técnica entre as equipes do Hospital e da Secretaria, com foco na empregabilidade, autonomia social e retorno à vida produtiva de pessoas em processo de alta e acompanhamento psicossocial. A SMTER ficará responsável pelo cadastramento desses pacientes nos programas municipais de emprego, pela identificação de vagas compatíveis e pelo encaminhamento aos processos seletivos. Já o Hospital Vida fará a seleção dos pacientes aptos a participar, com base em avaliação multiprofissional, e acompanhará as etapas do processo.
Também está prevista a oferta de cursos de qualificação profissional dentro do próprio Centro de Inclusão Digital do Hospital Vida, com recursos da Secretaria e em articulação com os parceiros da SMTER. A ideia é ampliar o acesso à formação profissional, levando oportunidades diretamente aos espaços frequentados pelos pacientes. O Centro de Inclusão, além de equipamentos, contará com um instrutor para que os pacientes consigam fazer suas trilhas formativas com apoio profissional.

O secretário do Trabalho Emprego e Renda, Cesar Makiolke, explicou o propósito da parceria. “Nosso prefeito Tiago Amaral acredita muito no trabalho como ferramenta de transformação social e essa parceria com o Hospital Vida vem diretamente ao encontro das ações da Prefeitura de Londrina voltadas à inclusão produtiva e à construção de caminhos de autonomia para grupos em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho em conjunto tem por base reconhecer o potencial de cada cidadão e promover oportunidades reais para os londrinenses”, afirmou.
A coordenadora de projetos do Hospital Vida, Nádia Moura, destacou que os novos projetos refletem a missão da instituição. “Estamos ampliando oportunidades, qualificando pessoas e oferecendo caminhos reais para autonomia e reinserção social. Cada espaço inaugurado e cada projeto lançado representam mais dignidade, cuidado e esperança para os nossos pacientes. Com a Sala de Inclusão Digital e essa parceria com a Prefeitura, o Hospital Vida reafirma seu compromisso com um cuidado que vai além da internação, promovendo desenvolvimento, acolhimento e possibilidades reais de transformação”, pontuou.




